Coimbra tem agora um novo motivo de orgulho: passear no Mondego num barco solar, silencioso, ecológico e 100% português. A MondEco, projeto criado por dois professores naturais de Coimbra – Helder Oliveira (60 anos) e João Pedro Marques (54 anos) – acaba de lançar passeios turísticos e pedagógicos a bordo de uma embarcação eletrossolar capaz de transportar 12 pessoas, construída com materiais sustentáveis e premiada internacionalmente.
O barco, fabricado totalmente em Portugal, pela empresa Sun Concept, foi distinguido em 2024 com o Gustave Trouvé Awards for Excellence in Electric Boats. Navega a uma velocidade de cruzeiro de 5 nós, com zero emissões de CO₂, sem hidrocarbonetos despejados no rio e com um impacto praticamente nulo no ecossistema.
“O rio Mondego é uma oportunidade estratégica desta cidade. Se não o soubermos usar bem e cuidar dele, estaremos a desprezar um dos nossos principais recursos e legados”, sublinha Helder Oliveira, cofundador da MondEco.
PUBLICIDADE
Para João Pedro Marques, co-fundador do MondEco “este projeto nasce da paixão por Coimbra. Queremos que famílias, escolas e grupos descubram o rio de uma forma diferente, aprendendo sobre ecologia e sustentabilidade, mas também criando memórias felizes”.
O Barco solar – que recebeu o nome de Padre Himalaya, em homenagem ao sacerdote e inventor português pioneiro do aproveitamento da energia solar, mais conhecido pela sua invenção do Pireliófero, um dispositivo que concentrava a luz solar para gerar calor – tem cerca de 7 metros. O desenho dos cascos está feito para que, mesmo em movimentação, o
impacto nas margens pelo seu deslocamento seja mínimo, a que se junta o silêncio e a ausência de fumos, cheiros e derrames.
Atracado no cais fluvial do Parque Mondeguinho, junto à ponte Pedro e Inês e à ponte dos cadeados, o barco faz percursos de cerca de 50 minutos que oferecem, além de uma vista de Coimbra a partir do rio, uma perspetiva inédita sobre a fauna, a flora e a paisagem ribeirinha de Coimbra.
Mas a MondEco vai mais longe e apresenta programas para todos os públicos, como passeios de grupo, ideais para aniversários, festas de empresa e teambuilding, incluindo degustações a bordo, com produtos regionais. Proporciona também experiências temáticas, do tradicional Passeio das 3 Pontes (desde 10,50€ p/pessoa), ao Passeio Pôr-do-Sol e oPasseio das Estrelas, um roteiro noturno com música ambiente e aperitivos, a partir de 21€ p/pessoa .

Num tempo de preocupação crescente com as alterações climáticas, a transição energética e a descarbonização, a MondEco quer ser um exemplo concreto de como é possível inovar sem comprometer o futuro.
No primeiro ano, o objetivo é receber mais de 10.000 visitantes, dinamizando a restauração, hotelaria e comércio da cidade. O silêncio dos motores elétricos e a energia do sol que move a embarcação transformam cada passeio numa experiência de bem-estar, fotografia e contemplação – um convite a redescobrir Coimbra de dentro para fora.
Uma aposta que reforça Coimbra como destino turístico de excelência, ao mesmo tempo que se afirma como um projeto pioneiro de mobilidade sustentável em Portugal, afiança a empresa.
Descubra Coimbra de uma forma diferente. Reserve já a sua experiência no rio Mondego em mondeco.pt
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.