Economia

Página de candidaturas do programa E-LAR sem funcionar

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 30-09-2025

Imagem: depositphotos.com

 A página do Fundo Ambiental para as pessoas se candidatarem ao programa E-LAR tem estado indisponível ou com fortes perturbações ao longo do dia, quando devia estar operacional desde as 11:00 de hoje, primeiro dia do programa.

O programa destina-se a melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar famílias na compra de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos de energia.

Na página na internet do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e Energia, o programa está em destaque e as candidaturas deviam abrir às 11:00 de hoje. No entanto, a ligação para aceder ao formulário de candidatura não está a funcionar, como constatou a agência Lusa ao longo do dia.

PUBLICIDADE

A única ligação a funcionar é a ligação para fornecedores.

Fonte do Ministério do Ambiente disse à Lusa que o problema se deveu à grande afluência e acrescentou que se espera que os servidores estejam a funcionar plenamente em breve.

Hoje, já foram feitas cerca de 800 candidaturas mas a fonte reconheceu dificuldades, quer na entrada da página, quer em falhas mesmo quando se consegue entrar.

Esta manhã, segundo a fonte, antes mesmo da abertura das candidaturas, marcada para as 11:00, foram registados 385 mil acessos, o que mostra a grande pressão sobre os servidores.

O programa destina-se a reforçar o combate à pobreza energética e promover o conforto térmico das habitações, incentivar a substituição de equipamentos antigos por equipamentos novos de menor consumo, e acelerar a eletrificação de consumos substituindo equipamentos a gás por elétricos.

Os apoios destinam-se, por exemplo, a placas elétricas de indução e convencionais, fornos elétricos ou termoacumulador elétricos. As pessoas que se candidatam e cuja candidatura é aprovada recebem um “voucher” de apoio à operação.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE