Primeira Página

Outubro quente e seco: Prepare-se para temperaturas acima do normal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 30-09-2025

O modelo de confiança utilizado pela Meteored prevê que o tempo em Portugal em outubro seja caracterizado por temperaturas acima da média em várias regiões e níveis de precipitação inferiores ao normal.

Alfredo Graça, geógrafo e Homem do Tempo da Meteored Portugal, analisa a climatologia de outubro, bem como as regiões portuguesas para as quais se preveem as anomalias de temperatura e precipitação mais acentuadas.

Segundo a normal climatológica de referência, em outubro as temperaturas médias são 4 a 5 ºC mais baixas do que em setembro nos distritos do Interior, enquanto nos do Litoral e nos Arquipélagos a descida é mais moderada por causa do efeito termorregulador do oceano Atlântico. No interior Norte e Centro e em outras zonas montanhosas do território do Continente é recomendável ter um casaco sempre à mão, pois o tempo costuma ficar mais fresco.

PUBLICIDADE

Quanto à precipitação, outubro é conhecido como um mês de grandes ‘chuvadas’. É habitual que comecem a chegar as primeiras depressões atlânticas de grande impacto, bem como as suas frentes associadas. Outubro é um dos meses mais chuvosos do ano no Continente, Açores e Madeira e, em grande parte das 18 principais estações meteorológicas do Continente, acumulam-se normalmente, mais de 100 mm neste mês.

Durante praticamente a primeira metade do mês, as temperaturas poderão ser até 1 ºC mais elevadas do que o normal em grande parte do território do Continente – sobretudo no Interior – e nos Açores, podendo a anomalia térmica positiva ser particularmente acentuada (1 a 3 ºC acima do normal) na Beira Baixa (distrito de Castelo Branco). Mas vislumbram-se exceções para a Madeira e litoral Oeste (distrito de Leiria), regiões nas quais a primeira semana de outubro seria mais fresca do que o normal (anomalia térmica negativa de -1 ºC).

Para a segunda quinzena de outubro, a incerteza é mais elevada devido à maior distância temporal, mas o modelo reúne um consenso praticamente generalizado de que as três unidades territoriais portuguesas (Continente, Açores e Madeira), registarão temperaturas ligeiramente acima dos valores médios de referência (até 1 ºC superiores ao normal).

Os mapas de anomalia de precipitação da Meteored para o mês de outubro, baseados no ECMWF, indicam que a precipitação poderá ser inferior ao normal de norte a sul de Portugal continental e arquipélago da Madeira (embora nesta última unidade territorial o início do mês possa ser algo instável). Nos Açores não se observa uma tendência particularmente definida para o conjunto do mês, mas há sinais de anomalias positivas de chuva em 4 das 5 ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, São Jorge e Terceira), estando previstos entre 5 e 20 mm acima do normal.

Outubro é um mês muito complexo para a previsão de chuva a médio e longo prazo, pois pode estar associado a diferentes situações sinópticas e, por vezes, é extremamente irregular. Apesar de, segundo o modelo Europeu, os regimes NAO+ e de bloqueio serem prevalecentes na primeira quinzena, é importante recordar que nos meses de outubro isto pode mudar radicalmente de um dia para o outro. Deste modo, embora a previsão mensal – sobretudo na primeira quinzena -, aponte para um tempo tendencialmente seco em Portugal, não deve ser excluída a possibilidade de se registarem alterações atmosféricas significativas que resultem em precipitação abundante.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE