Saúde

Já alguma vez ouviu um zumbido no ouvido? Eis o que significa

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 31 minutos atrás em 29-09-2025

Já alguma vez esteve em silêncio absoluto e de repente ouviu um zumbido ou chiado no ouvido que ninguém mais escuta?

Este fenómeno tem um nome científico: tinnitus. Não é uma doença, mas sim um sintoma que pode ter várias causas.

O tinnitus acontece quando o cérebro interpreta sinais elétricos do ouvido interno como sons reais, criando um “som fantasma” que só tu consegues ouvir.

PUBLICIDADE

Entre as causas mais comuns estão: exposição a sons muito altos: concertos, auscultadores no máximo ou barulho de máquinas; acúmulo de cera que bloqueia o canal auditivo; alterações na pressão sanguínea e circulação e stress e ansiedade, que podem influenciar como o cérebro processa sons.

Na maioria das vezes, o zumbido é temporário e desaparece sozinho. No entanto, se se tornar constante, afetar o sono ou a concentração, pode ser sinal de problemas auditivos ou de circulação, sendo recomendado consultar um otorrino, dá conta o Leak.

Estudos recentes indicam que o tinnitus pode estar ligado a um “reset” temporário do ouvido interno após exposição a sons altos, ou até a uma memória auditiva fantasma, semelhante à dor fantasma que alguns sentem após perder um membro.

Para reduzir o risco e o desconforto, especialistas recomendam: evitar volumes altos em auscultadores e colunas; fazer pausas em ambientes ruidosos; dormir bem e controlar o stress; e manter consultas regulares de saúde auditiva.

Em casos persistentes, terapias sonoras e aparelhos específicos podem ajudar a atenuar o zumbido.

O zumbido no ouvido é um dos mistérios do corpo humano: inofensivo na maioria dos casos, mas um alerta para cuidares melhor da tua saúde auditiva.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE