Um novo estudo desafia a sabedoria convencional: apesar de ter três vezes mais açúcar que uma barra de cereais comum, a manga pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a massa corporal magra em pessoas com pré-diabetes.
A pesquisa, conduzida na Universidade Estatal da Flórida e liderada por Raedeh Basiri, da Universidade George Mason, acompanhou 23 adultos pré-diabéticos durante seis meses. Os participantes foram divididos em dois grupos: um consumiu diariamente 300 gramas de manga fresca, enquanto o outro consumiu barras de cereais com calorias equivalentes.
PUBLICIDADE
No final do estudo, o grupo da manga apresentou glucose em jejum mais baixa e níveis estáveis de HbA1c, enquanto o grupo das barras de cereais mostrou aumento significativo do marcador de açúcar no sangue.
Além disso, os que comeram manga registaram um ganho de massa livre de gordura (músculo, osso e tecidos de órgãos) e redução da gordura corporal, ao passo que o grupo das barras de cereais teve aumento no índice de massa corporal e na relação cintura-anca, indicadores associados ao risco de progressão para diabetes tipo 2.
Segundo os autores, essas mudanças na composição corporal podem proteger contra a Diabetes Tipo 2, ao melhorar a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glucose. Pessoas com maior massa muscular relativa apresentam menor resistência à insulina e menor risco de desenvolver pré-diabetes.
O estudo, publicado na revista Foods, sugere que a inclusão diária de manga na dieta pode ser um aliado surpreendente na prevenção da diabetes, mesmo sendo uma fruta naturalmente doce.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE