Portugal

Rir é (mesmo) contagioso

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 mês atrás em 29-09-2025

Imagem: depositphotos.com

Rir é algo mais do que apenas uma reação a algo engraçado: é contagioso, e há explicações científicas para isso. Quando vemos alguém a rir, muitas vezes sentimos vontade de rir também, mesmo que não haja um motivo concreto.

Segundo Sandi Mann, especialista da Sociedade Britânica de Psicologia, “todas as emoções são contagiosas” e estamos programados para captar os sentimentos dos outros. Este comportamento não é exclusivo dos humanos: primatas e outros mamíferos também exibem formas semelhantes de riso.

O professor Robin Dunbar, de Oxford, explica que o riso desempenhou um papel essencial na evolução humana: ajudava a manter a coesão de grupos maiores, funcionando como uma espécie de “canto em coro” que fortalecia os laços sociais, como se pode ler na IFLScience.

PUBLICIDADE

Além disso, o riso tem benefícios práticos no dia a dia: profissionais de saúde e serviços de emergência frequentemente usam o humor para lidar com o stress, fortalecendo a resiliência emocional, segundo Sarah Christopher, da Universidade Sheffield Hallam.

Em Portugal, por exemplo, quando uma pessoa ri, é comum que mais dois ou três se juntem ao riso, mostrando como a alegria se espalha naturalmente. Mais do que um reflexo social, o riso é um remédio natural para o corpo e a mente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE