Portugal

Hábitos únicos (e um pouco estranhos) que todos os portugueses têm

Notícias de Coimbra | 41 minutos atrás em 28-09-2025

Portugal é um país cheio de tradições. Além dos monumentos e acontecimentos históricos, há vários hábitos do dia a dia que, para quem olha de fora, podem parecer curiosos. São esses pequenos costumes que nos tornam portugueses.

Um exemplo muito comum é a decoração das paredes das casas antigas com pratos de cerâmica, que trazem desde versos dedicados às mães até símbolos dos clubes de futebol locais. Embora pareça invulgar, é uma forma muito portuguesa de expressar carinho e identidade.

Outro hábito singular é o uso dos faróis do carro para avisar outros condutores sobre a presença da polícia na estrada, um gesto de solidariedade que persiste apesar da tecnologia atual como radares e GPS.

PUBLICIDADE

Criticar o país também é um traço típico: muitos dizem que “nada funciona” ou que “as coisas estão mal”. No entanto, quando um estrangeiro expressa a mesma opinião, o sentimento patriótico rapidamente aparece.

Em relação à televisão, há uma certa contradição: os programas de fim de semana são frequentemente alvo de críticas por serem musicais repetitivos e com piadas fracas, mas a maioria das pessoas raramente muda de canal e ainda liga para concursos à espera de ganhar prémios, brinca o site Vortex Mag.

Outro costume enraizado é a presença de santinhos em casa, geralmente imagens da Nossa Senhora.

Estes hábitos, por mais estranhos que possam parecer, são reflexos de uma forma de viver que combina tradição, engenho, pragmatismo e muita conversa. E, quer se queira ou não, é isso que torna Portugal verdadeiramente único.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE