Região

Alunos chegam atrasados às aulas em Montemor-o-Velho. O culpado? O autocarro

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 28-09-2025

Em Vila Nova da Barca, pais e encarregados de educação enfrentam dificuldades com a supressão de um dos autocarros. A alteração têm provocado atrasos frequentes na chegada das crianças à escola.

A mudança da operadora responsável pelo transporte escolar levou a um reajuste das rotas e dos horários. A supressão de um dos autocarros do horário das 9:00 tem causado atrasos recorrentes.

“Muitas vezes os meus filhos chegam às 9:15 e 9:20 quando deviam entrar às 9:00″ relatou uma mãe.

PUBLICIDADE

Além dos atrasos, houve casos em que o autocarro simplesmente não passou por algumas paragens, obrigando os alunos a falar com o motorista para garantir que a rota fosse concluída.

“Na passagem da hora do almoço, por exemplo, a minha filha teve que avisar o motorista para que ele parasse na Vila Nova, porque ele ia seguir direto para outras localidades”, explicou outra encarregada de educação.

Os atrasos recorrentes também têm causado preocupação entre os professores que já chegaram a enviar e-mails aos encarregados de educação relativamente aos atrasos das crianças.

“Os pais trabalham e os meninos têm que estar obrigatoriamente às 9 horas na escola. Senão, vão começar a levar faltas”, afirmou um responsável, destacando a dificuldade enfrentada pelas famílias diante da situação.

Sobre a questão dos horários, Nuno Valente, presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, confirmou que a situação já foi analisada e que a supressão do autocarro das 9:00 tem previsão de resolução total na segunda semana de outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE