Primeira Página

Lousã: Incêndio destrói serração da ARCIL e arrasa 1000 paletes prontas para entrega

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 29 minutos atrás em 27-09-2025

Um incêndio de grandes proporções destruiu este sábado, 27 de setembro, a serração da ARCIL, na Lousã, causando danos significativos à unidade e ao equipamento.

Quando questionado sobre a extensão dos danos, o presidente da direção da instituição explicou: “o interior estará praticamente todo danificado, ainda não foi feita a avaliação total dos danos, mas aparentemente sim, está todo danificado, o interior ardeu todo.”

Além das instalações, o incêndio afetou também equipamentos essenciais para o funcionamento da serração, incluindo uma carrinha e um empilhador. “Tinha todo o equipamento normal para o funcionamento de uma unidade destas, também foi afetada uma carrinha, equipamentos também, um empilhador, portanto todo o equipamento associado ao funcionamento desta unidade”, acrescentou.

PUBLICIDADE

A serração da ARCIL produz essencialmente paletes e caixas de madeira, fornecendo empresas da região e do setor mineiro. Cerca de mil paletes que estavam prontas para entrega foram completamente destruídas. “Sim, nós tínhamos cerca de mil paletes preparadas para entregar segunda-feira, já de manhã, e que foram completamente danificadas pelo incêndio”, confirmou.

A unidade emprega 12 pessoas, incluindo trabalhadores abrangidos por programas sociais como o CEP (Centro de Emprego Protegido) e o CACI. “Este é um sítio onde eles fazem atividades úteis para a inserção… temos também trabalhadores, três trabalhadores que não são abrangidos por medidas de apoio social, mas no total são 12 pessoas que trabalhavam aqui”, referiu.

Questionado sobre a possibilidade de retomar a atividade, o dirigente afirmou:
“Neste momento ela está totalmente destruída, é claro que nós vamos trabalhar para no mais curto prazo possível conseguirmos, por várias razões, não só pela importância que tem para nós… mas também porque é muito importante mantermos as pessoas ocupadas.”

Quanto ao valor dos prejuízos, ainda não é possível avançar números. “Neste momento ainda não foi feito o levantamento real, mas são prejuízos muito avultados”, concluiu.

Veja aqui o vídeo.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE