Uma mãe denunciou nas redes sociais ter sido vítima de um roubo em Coimbra, quando estacionou o carro no centro da cidade para ir buscar a filha à escola.
Segundo o relato publicado no Facebook na sexta-feira, 26 de setembro, apesar de o veículo estar fechado, ficou destrancado por lapso, situação que terá sido aproveitada pelos assaltantes. Da viatura foi levada uma carteira, enquanto a mala onde estava foi deixada no interior, possivelmente para que o furto não fosse de imediato detetado, explica a progenitora.
Poucos minutos depois, os cartões bancários começaram a ser utilizados em vários postos de combustível em Coselhas e Cernache.
PUBLICIDADE
A vítima conseguiu bloquear os cartões a tempo, apresentou queixa às autoridades e mais tarde recuperou a carteira, que foi encontrada abandonada na berma de uma estrada em Almalaguês. Faltava, no entanto, o dinheiro e os cartões.
O testemunho alerta ainda que, na última semana, o marido da vítima tinha reparado em duas pessoas a circular repetidamente nas imediações da escola de forma suspeita, o que levanta a hipótese de que o assalto tenha sido planeado.
Outro ponto sublinhado pela mãe prende-se com a utilização do sistema “contactless”: o limite diário é de 150 euros, e não 50, como muitas pessoas julgam. Os assaltantes ainda tentaram realizar compras online, mas estas foram travadas pelos sistemas de segurança bancária.
A publicação termina com um apelo aos pais: confirmar sempre se o carro fica devidamente trancado e não deixar carteiras ou objetos à vista, para evitar novas situações semelhantes.
PUBLICIDADE