Cerimónia teve lugar na Sala D. Afonso Henriques em Coimbra.
O 6.º aniversário da Confraria do Arroz Doce coinciciu com a realização do seu 3.º Capítulo. Criada em 2019 e com sede na freguesia de Almalaguês, em Coimbra, esta confraria assumiu o objetivo de ter âmbito nacional.
Segundo a presidente Dora Caetano, a confraria nasceu para “defender todas as receitas de arroz doce de Norte a Sul do país, recolhê-las, reproduzi-las, fotografá-las e revertê-las num livro, que não é apenas um livro de receitas, que é um livro que conta a história do arroz doce em Portugal e a história à volta do arroz doce”.
PUBLICIDADE
Para além deste trabalho, tem capítulo após capítulo granjeado apoiantes deste doce típico nacional. Na cerimónia deste sábado, realizado na Sala D. Afonso Henriques em Coimbra, vestiram o traje e envergaram o símbolo sete novos elementos, dois deles de honra, que após juramento se comprometeram em defender este doce.
Os novos confrades efetivos são: Brígida Mateus, Olga Peixoto, Otília Silva, José Luís Araújo e Sílvio Martins. A surpresa da cerimónia foi a revelação dos novos confrades de honra, os quais são Ana Mateus e Catarina Costa.
De acordo com a responsável, “nós continuamos a ser uma confraria que defende a gastronomia, a cultura e, também, a investigação”.
Veja o Direto NDC com Dora Caetano
PUBLICIDADE