Portugal

Gabrielle: Queda de árvore obriga a que 3 pessoas sejam retiradas de casa

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 horas atrás em 26-09-2025

Imagem: Imagem de arquivo

Três pessoas foram retiradas de casa por razões de segurança devido à queda de uma árvore na freguesia dos Flamengos, na ilha do Faial, provocada pela passagem da tempestade Gabrielle pelos Açores, segundo fonte dos bombeiros.

Fonte da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial disse à agência Lusa que a queda de uma árvore colocou em risco uma moradia, obrigando à retirada de três pessoas, que foram levadas para a casa de familiares.

A mesma fonte ressalvou tratar-se de uma “medida de segurança”, já que a árvore não provocou danos significativos na moradia localizada nos Flamengos, freguesia situada na zona central do Faial.

PUBLICIDADE

De acordo com a informação disponibilizada foram registadas até às 7:00 (hora local) 22 ocorrências na ilha do Faial relacionadas, sobretudo, com a queda de árvores e estruturas.

O ciclone tropical Gabrielle começou a atingir os Açores pelas 22:00 locais de quinta-feira.

As ilhas dos grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) e Ocidental (Flores e Corvo) mantêm-se sob aviso vermelho – o mais grave numa escala de três – devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima.

O Governo Regional declarou situação de alerta até às 18:00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades.

Nestas ilhas, foram também encerrados serviços públicos não urgentes e essenciais, incluindo escolas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE