Extra

Não jogue fora esta moeda de 1 cêntimo! Pode valer mais de 6 mil euros

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 25-09-2025

Há uma moeda italiana de 1 cêntimo que pode valer mais de 6 mil euros.

Esta história remonta a 2002, quando a Casa da Moeda de Itália produziu uma tiragem limitada de moedas de 1 cêntimo com características invulgares: tinham o tamanho das moedas de 2 cêntimos e, em vez da habitual imagem do Castel del Monte, apresentavam a Mole Antonelliana de Turim, símbolo reservado às moedas de 2 cêntimos italianas. Esta anomalia despertou grande interesse no meio numismático europeu.

Em 2013, a prestigiada empresa italiana Bolaffi, especializada em leilões de artigos raros, colocou seis exemplares destas moedas em leilão, com um preço base de 2.500 euros. Uma das moedas acabou por ser vendida por 6.600 euros, confirmando o elevado interesse dos colecionadores por este tipo de raridades.

PUBLICIDADE

A polémica em torno do caso intensificou-se quando o Ministério Público italiano concluiu que não se tratou de um erro inocente. Uma investigação revelou que um funcionário da Casa da Moeda terá trocado os moldes de forma deliberada, inserindo estas moedas atípicas no mercado com o objetivo de inflacionar o seu valor entre os colecionadores.

Grande parte destas moedas foi recuperada pelas autoridades italianas, mas existem indícios de que algumas conseguiram escapar ao controlo e poderão estar em circulação fora de Itália, possivelmente até em Portugal. Isto leva colecionadores e curiosos a estarem agora atentos às moedas que possuem.

Identificar uma destas moedas é simples, afirma a Vortex Mag: basta verificar se a moeda de 1 cêntimo tem o tamanho de uma de 2 cêntimos e se apresenta a imagem da Mole Antonelliana no verso. Se ambos os critérios se confirmarem, poderá estar na posse de uma moeda rara com um valor de mercado muito superior ao seu valor facial.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE