Política

“Nem que tenhamos que pagar mais”: Ana Abrunhosa defende produtos locais nas escolas

Notícias de Coimbra com Lusa | 23 minutos atrás em 25-09-2025

 A cabeça de lista da coligação liderada pelo PS à Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, defendeu hoje uma maior presença de produtos locais nas refeições escolares do concelho.

“Nas refeições escolares, nós podemos pôr no caderno de encargos o compromisso de que a empresa que concorre vai comprar vegetais, vai comprar frutas produzidas localmente e, ao mesmo tempo, estamos a promover a agricultura local, mas também uma alimentação mais saudável” dos alunos, disse Ana Abrunhosa, que falava à agência Lusa após uma visita à Quinta do Celão, uma organização de sete produtores locais de Coimbra.

Para a candidata da coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), o caderno de encargos de concursos públicos para a contratação de refeições escolares no concelho pode incluir um incentivo ao uso de produtos locais, permitindo desta forma também encurtar as cadeias e, por conseguinte, “diminuir a pegada ambiental”.

PUBLICIDADE

“Nem que para isso tenhamos que pagar mais”, vincou.

Nas escolas não abrangidas pelo concurso público, o município deve “promover compras locais e encurtar as cadeias”, defendeu Ana Abrunhosa, afirmando que a alimentação escolar “é feita por uma cozinha da Câmara Municipal para o primeiro ciclo”, quando, na verdade, há várias escolas básicas e jardins de infância com refeições asseguradas a partir da empresa que venceu o último concurso público.

Essa aposta na produção local e em cadeias curtas de fornecimento para as refeições escolares poderia também promover “uma alimentação mais diversificada” e sazonal, vincou.

Falando junto aos Campos do Bolão, Ana Abrunhosa lamentou que se fale “muito pouco de agricultura” no concelho, que apesar de ser um município eminentemente urbano tem também uma vertente agrícola e rural.

“Nós não nos podemos esquecer do Baixo Mondego. Nós não nos podemos esquecer dos agricultores que temos, até porque a diversificação da atividade económica é fundamental em situações de crise”, realçou, apontando para o exemplo da Quinta do Celão, uma organização de sete produtores com 20 hectares de estufas e 200 hectares ao ar livre, que fatura oito milhões de euros por ano, 35% dos quais em exportação.

Para a também ex-ministra, o concelho tem terrenos com “enorme valor” agrícola, água de qualidade e tecnologia que “é cada vez mais utilizada para tornar esta agricultura ainda mais sustentável”.

“Temos tudo para ser uma região de referência naquilo que se chama o conceito de uma só saúde, que começa naquilo que comemos”, sublinhou, entendendo que pode haver um reforço do investimento no concelho na agricultura, mas também na agrotecnologia, que “permite maior eficiência e maior sustentabilidade”.

Além de Ana Abrunhosa, são candidatos o atual presidente da Câmara, José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS/NC/PPM/V/MPT); Francisco Queirós, pela CDU (coligação PCP/PEV); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.

O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.

As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE