Coimbra

Deputados municipais de Coimbra já votam em tablet

António Alves | 25 minutos atrás em 25-09-2025

Novo sistema estreou quinta-feira, 25 de setembro, na reunião ordinária.

A Assembleia Municipal de Coimbra é o primeiro órgão deliberativo autárquico, a nível nacional, a ter um sistema de voto eletrónico e contagem de tempo, também ele eletrónico.

Trata-se de uma antiga ambição do presidente Luís Marinho e respetivos secretários que, ao longo deste mandato, foram sendo criticados pela forma como controlavam o tempo usado por cada bancada partidária, bem como a forma “arcaica” com que era feita a votação – braço no ar.

PUBLICIDADE

A partir de agora, Coimbra torna-se uma das primeiras cidades a nível nacional a estrear um sistema que só tem comparação com a Assembleia da República.

“Eu fico muito contente por deixar esta Assembleia munida de instrumentos de modernidade”, afirmou, ao Notícias de Coimbra, o presidente Luís Marinho.

O voto eletrónico é feito através de um tablet que é entregue a cada deputado, ao mesmo tempo que recebem uma carta com as respetivas credenciais.

Essa “inscrição”, como foi dito pelo secretário e deputado Paulo Cardoso, confirma a presença de cada um dos deputados na sessão, bem como foi avisado que a votação só poderia ser feita dentro da sala. “O sistema não funciona no exterior”, afirmou Paulo Cardoso.

Quanto ao tempo de contagem, ele estará sempre visível na parede da antiga Igreja de Convento São Francisco.

Sobre a confidencialidade do voto, o deputado referiu que o sistema só permitirá conhecer o sentido de voto de cada deputado caso ela seja uninominal, ou seja, que diz respeito a um só nome ou representante.

“Como hoje não é caso, apenas será conhecido o número de votos a favor, abstenção e contra de cada uma das bancadas e a votação final”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE