Economia

Polémica em pastelaria! Cortar um croissant custa 10 cêntimos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 24-09-2025

Imagem: depositphotos.com

A pastelaria Audrey Patisserie, em Oderzo, Itália, tornou-se recentemente alvo de críticas nas redes sociais depois de uma cliente se ter queixado de ter de pagar 10 cêntimos por cortar o seu croissant a meio. O caso, inicialmente partilhado pela própria cliente, rapidamente ganhou repercussão online.

“Não se trata do preço, mas de princípios”, escreveu a cliente, citada pelo Infobae. Entre os comentários que se seguiram, muitos criticaram duramente o estabelecimento: “Deve odiar os clientes para cobrar 10 cêntimos para cortar um croissant”, lia-se em várias publicações.

O impacto não se fez esperar: a avaliação da pastelaria no Google caiu de 4,5 para 3,5 estrelas após uma onda de críticas. Alguns utilizadores chegaram mesmo a sugerir boicotes e a fazer comentários agressivos contra os proprietários.

PUBLICIDADE

O proprietário, Massimiliano Viotto, explicou a sua posição ao Corriere Adriatico: “Não é um golpe. É uma escolha consciente que defendemos com orgulho e consciência.” Viotto esclareceu que os 10 cêntimos adicionais cobrem o custo de um prato extra, um guardanapo e o manuseamento necessário para cortar o croissant corretamente, garantindo assim a qualidade do serviço, cita o ZAP.

Segundo Viotto, esta prática é conhecida e a informação está disponível na pastelaria, embora não conste na ementa: “Temos uma placa na caixa a informar sobre este extra.”

Apesar da polémica, o proprietário garante que não houve uma quebra significativa nas vendas, embora reconheça que a médio prazo as avaliações negativas no Google possam afetar a perceção do estabelecimento, especialmente entre os turistas.

Com um toque de humor, Viotto acrescentou: “O café ao balcão da Audrey Patisserie custa menos 10 cêntimos porque não há serviço de mesa. Pode ser que façam uma reportagem sobre isso.”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE