Portugal

Derrocada no trilho Salto do Cabrito causa 5 feridos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 23-09-2025

Uma derrocada ocorrida hoje no trilho pedestre do Salto do Cabrito, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores, causou cinco feridos ligeiros, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, o alerta foi dado pelas 10:35 locais (mais uma hora em Lisboa), pela proteção civil regional, para “uma possível derrocada com vítimas no local” e imediatamente foram enviados meios da Proteção Civil Municipal e dos bombeiros da Ribeira Grande.

Adiantou que o incidente provocou cinco feridos ligeiros, que foram encaminhados para o Centro de Saúde da Ribeira Grande.

PUBLICIDADE

No local, foram identificados três feridos ligeiros, três turistas, que percorriam o trilho, que foram atingidos por “uma pedra com alguma dimensão que deslizou ao longo do trilho”, disse à Lusa Alexandre Gaudêncio.

O autarca acrescentou que, no próprio trilho, segundo informação do comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, “foram identificadas mais duas pessoas que estavam um pouco mais acima e que, pelos seus meios, se deslocaram na sua viatura para, provavelmente, [também] serem observados na unidade de saúde local”.

“Trata-se de uma situação de uma derrocada [que ocorreu] no meio de um trilho regional do nosso concelho, o Salto do Cabrito, que está temporariamente encerrado, até nova vistoria pelos técnicos”, disse.

Alexandre Gaudêncio admitiu que a derrocada tenha acontecido devido à chuva intensa que caiu na zona durante a madrugada e manhã de hoje.

O município da Ribeira Grande alertou a entidade que gere aquela zona, o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Obras Públicas, cujos técnicos “vão fazer uma visita ao local nas próximas horas”.

“Até então, por precaução, o trilho está encerrado temporariamente”, informou.

Estiveram no local meios dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e da Proteção Civil Municipal da Ribeira Grande e, ainda, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE