Coimbra

Arroz, azeite e mel: Descubra os sabores de Joaquim Rosa na Feira dos 23 em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 23-09-2025

Imagem: Joaquim e Celeste Rosa

A Feira dos 7 e dos 23 voltou esta terça-feira, 23 de setembro, a São Martinho do Bispo, às portas da cidade de Coimbra.

Entre os muitos vendedores que ali marcam presença está Joaquim Rosa, de Vila Nova de Poiares, que trouxe consigo produtos tradicionais como azeite, arroz carolino, mel, óleos alimentares, temperos e azeitonas.

O dia começou cedo. “Cinco e meia da manhã já estava de pé”, conta Joaquim Rosa ao Notícias de Coimbra. Na banca que monta em cada feira, os visitantes encontram produtos vindos de várias regiões do país. “As azeitonas compro em Trás-os-Montes. Umas trato em casa, outras mando tratar”, explica. Já o azeite, “vem de Trás-os-Montes e do Alentejo, depende”.

PUBLICIDADE

O arroz carolino, por sua vez, é da região. “É do Baixo Mondego. É arroz 100% natural, dos melhores do mercado”, sublinha. O saco de cinco quilos custa 8 euros.

Sobre os preços do azeite, Joaquim Rosa confirma que já foram mais altos: “Agora ronda os 7 a 8 euros o litro. Houve uma grande subida, mas está a descer novamente porque há muito stock em lagar e as pessoas deixaram de comprar.”

Também o mel ocupa espaço na banca: “É mel multifloral, de várias flores e regiões do país”, indica o comerciante.

Apesar da diversidade e da qualidade dos produtos, o vendedor admite que o negócio está difícil. “O negócio está fracote. Os imigrantes foram embora e caiu a pique. Os supermercados abarbatam o comércio em 90%”, lamenta.

Ainda assim, não deixa de marcar presença na feira, seja dia 7 ou dia 23. “O cliente espera por nós. Se não estamos, extravia-se e vai para outro lado. Por isso, temos de cá estar sempre.”

A Feira dos 7 e dos 23 mantém assim viva a tradição do comércio local em Coimbra, com vendedores como Joaquim Rosa a resistirem às dificuldades para oferecer produtos de qualidade diretamente aos consumidores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE