Desporto

“Desiludidos e desapontados”. Ginástica Rítmica queixa-se na reunião de câmara de Coimbra

António Alves | 3 horas atrás em 22-09-2025

Duas encarregadas de educação participaram no período de intervenção do público.

Anabela Santos foi a porta-voz de um conjunto alargado de encarregados de educação de atletas de Ginástica Rítmica do Centro Norton de Matos em Coimbra.

De acordo com a mãe de uma das atletas, a modalidade olímpica tem lutado “diariamente para se manter em posições de relevo a nível nacional com um apoio precário e limitado por parte deste novo executivo que quer justificar as suas ações discriminatórias com pessoas que infelizmente já não se encontram entre nós para se defender”.

PUBLICIDADE

Uma das principais queixas passa pela inércia e desinteresse mostrado por esta modalidade, a qual reside “na forma como ginastas treinadores e pais são tratados sempre que existem treinos no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, onde o regulamento de utilização e funcionamento nunca foi cumprido”.

“Porque é que as nossas crianças com um máximo de 14 anos e com horário limitadíssimo de treino ainda tem de ser elas a preparar o praticável, fazerem o transporte da arrecadação para a arena, para poderem treinar sendo que este que tem um peso que ronda os 80 kg, enquanto as outras modalidades
entram para treinar já com tudo pronto?”, questionou.

Ao mesmo tempo, queixam-se do facto de serem confrontados “com funcionários que não respeitam treinadores e atletas, exercendo a sua autoridade com extrema agressividade para que as crianças saiam do pavilhão no menor tempo possível, independentemente de este ir ou não ser ocupado de seguida”.

Por último, questionam o facto do novo Centro Municipal de Ginástica Carlos Cidade não prever a possibilidade da modalidade usar o espaço. “Tudo isto deixa toda a comunidade desportiva desiludida e desapontada”, frisou.

Do lado do executivo, o vereador com o pelouro do Desporto, Carlos Lopes, reconheceu que será possível corrigir a questão dos horários no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, lembrando que a questão da Ginástica Rítmica será resolvido com a construção um pavilhão no Campo Municipal da Arregaça no âmbito da concessão do futuro Centro Desportivo Integrado de Celas.

Ao mesmo tempo, confirmou que já está solicitada a realização de uma reunião com o Centro Norton de Matos (CNM) para “debater estas questões”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE