Descobrir Penacova é também mergulhar nos sabores da sua rica gastronomia, onde os produtos da terra e do rio se transformam em pratos emblemáticos que preservam séculos de tradição.
A gastronomia de Penacova é rica em herança e autenticidade, e entre os pratos que mais a distinguem está a Lampreia à moda de Penacova, considerada uma das maiores especialidades do concelho.
A confecção deste prato exige saber e dedicação. A tradição manda que se utilizem lampreias vivas, preferencialmente fêmeas, para enriquecer o arroz com as ovas. O processo começa com uma preparação minuciosa, desde a limpeza cuidadosa até à elaboração da marinada, feita com vinho tinto das regiões do Dão ou Bairrada, alho, alho-francês , salsa fresca, louro, pimenta e noz-moscada.
PUBLICIDADE
Depois de repousar na marinada durante mais de 24 horas, a lampreia é cozinhada lentamente, em lume brando, durante cerca de uma hora e meia, avança o site da Câmara de Penacova. O resultado é um prato intenso, servido com um arroz malandro confeccionado com a própria calda da lampreia e tradicionalmente acompanhado de grelos de nabo salteados em azeite e alho.
Em Penacova, mantém-se a tradição de servir os elementos em travessas separadas: a lampreia, o arroz e os grelos, sempre acompanhados por um bom vinho tinto, muitas vezes o mesmo que dá corpo à receita.
Mais do que um prato, a Lampreia à Moda de Penacova é um ritual que junta família e amigos à mesa, perpetuando sabores seculares que unem o rio Mondego, a terra beirã e a memória gastronómica da região
PUBLICIDADE