Saúde

Dormir sob as estrelas pode revolucionar o seu sono e humor

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 22-09-2025

Imagem: depositphotos.com

Dormir ao ar livre pode trazer benefícios surpreendentes para o corpo e a mente, apontam estudos recentes.

Entre os principais efeitos estão a regulação do relógio biológico, a redução do stress e a melhoria da qualidade do sono, segundo especialistas citados pelo Popular Science.

Existem dois motivos principais para o sono ao ar livre ser mais restaurador: o ambiente sem distrações tecnológicas: a ausência de telemóveis, televisores e computadores cria um ambiente silencioso, fresco e confortável, favorecendo o descanso e o contexto de baixo stress: muitas pessoas dormem ao ar livre durante férias, quando os níveis de stress são mais baixos, permitindo adormecer mais facilmente e ter sono mais profundo.

PUBLICIDADE

    Além disso, a exposição à luz natural ajuda a sincronizar o ritmo circadiano, o ciclo biológico de 24 horas que regula o sono e a vigília. A iluminação artificial moderna inibe a produção de melatonina, a hormona do sono, enquanto a luz natural ou o brilho de uma fogueira estimulam a produção da serotonina, conhecida como “hormona da felicidade”.

    Para dormir bem fora de casa, é fundamental criar um ambiente confortável e seguro: escolher locais afastados de estradas, silenciosos e planos; proteger-se do vento e usar saco-cama, colchão ou almofada de campismo; para os mais sensíveis, tampões de ouvido podem ajudar; evitar locais com risco de quedas de galhos ou enchentes e considerar o glamping, que combina natureza com conforto, incluindo camas, eletricidade e aquecimento.

    Apesar dos benefícios, existem situações em que dormir ao ar livre pode ser prejudicial, como exposição a incêndios, alergias ou mosquitos. O importante é priorizar sempre a qualidade do sono, seja em casa ou na natureza.

    Dormir bem fortalece o sistema imunitário, reduz inflamação, regula a pressão arterial, melhora o humor e favorece relações interpessoais. Os adultos precisam, em média, de sete ou mais horas de sono por noite, mantendo horários consistentes. Combinado com a natureza, os ganhos tornam-se ainda mais evidentes, permitindo reequilibrar corpo e mente enquanto se dorme sob as estrelas.

    PUBLICIDADE

    publicidade

    PUBLICIDADE