A X Feira de Radiocomunicações de Ávila (Espanha), realizada este sábado, contou com a participação de conimbricenses de uma das mais antigas associações de radioamadores.
Trata-se da TRGM – Tertúlia Radioamadorística de Guglielmo Marconi, sediada em Coimbra há perto de 50 anos.
Os radioamadores têm em comum o gosto pelas técnicas de rádio e, por determinação legal, constituem a única rede de redundância das comunicações de emergência em caso de colapso da rede do Estado.
PUBLICIDADE
Em Portugal o radioamadorismo congrega cerca de 6 000 entusiastas, havendo perto de 250 no concelho de Coimbra.
Certames como o de Ávila, além de espaços de divulgação e de comércio, são ponto de confraternização de gente que habitualmente só se conhece via rádio.
PUBLICIDADE