A generosidade de uns confronta-se, infelizmente, com a total falta de civismo de outros na Figueira da Foz.
Os Bombeiros Voluntários locais, que participam no projeto “Quartel Eletrão”, alertam para o comportamento irresponsável de cidadãos que, em vez de entregarem eletrodomésticos e aparelhos elétricos em fim de vida no quartel, preferem deixá-los espalhados junto a caixotes do lixo, disse ao NDC, o comandante da corporação.
A iniciativa, que visa recolher e reciclar aparelhos antigos para conseguir um veículo ligeiro de combate a incêndios, tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta da corporação e proteger toda a comunidade.
PUBLICIDADE
Contudo, o que se tem visto é um verdadeiro ato de desrespeito: torradeiras, micro-ondas e outros eletrodomésticos são abandonados nas ruas, colocando em causa a segurança e o esforço de quem arrisca a própria vida diariamente para salvar os outros.
Nas redes sociais, os Bombeiros Voluntários denunciaram um caso recente na zona de Tavarede, alertando:
“Será que é necessário colocar pela cidade um outdoor para ‘gritar’ ajude-nos a ajudar? Se uma torradeira ajuda a ganharmos um carro de incêndio que ficará ao serviço de todos, deixar isto como fizeram… NÃO FAÇAM ISTO!!!”
Esta situação não é isolada. Espalhados por todo o concelho, os episódios de falta de civismo e solidariedade multiplicam-se.
Os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz reforçam que “é possível contribuir de forma segura e responsável, levando os aparelhos em fim de vida ao quartel ou contactando a corporação para recolhas ao domicílio. Cada eletrodoméstico entregue é um passo mais perto de reforçar a proteção de todos”, reforça Armindo Bertão.
PUBLICIDADE