Um foco de incêndio deflagrou esta sexta-feira, 19 de setembro, na Clínica Montes Claros, localizada junto ao Estádio Cidade de Coimbra.
A situação foi rapidamente detetada e controlada pela equipa interna da unidade de saúde, com o apoio posterior dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra.
Segundo explicou Catarina, Diretora-Geral da Clínica Montes Claros, por volta das 16:30 foi sentido um cheiro a queimado, o que levou à ativação imediata do Plano de Medidas de Autoproteção.
PUBLICIDADE
“Foi feita uma vistoria às instalações e, poucos minutos depois, foi identificada a origem do problema: baterias de uma UPS localizadas numa zona técnica do piso 1 do edifício”, esclareceu.
A responsável garantiu que todas as medidas de contenção foram implementadas de forma célere, incluindo o reposicionamento dos utentes em áreas seguras. “Não foi necessário evacuar ninguém. Apenas relocalizámos os doentes e colaboradores por precaução, até termos controlo total da situação”, afirmou
Ainda assim, a clínica decidiu acionar os bombeiros como medida de reforço. Quando os operacionais chegaram ao local, o foco já se encontrava extinto pelos próprios funcionários da clínica, com recurso a extintores de pó químico e CO2.
Bruno Serra, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra confirmou a atuação eficaz da equipa da clínica. “Quando chegámos, já havia apenas algum fumo. Não encontramos labaredas ativas. Utilizámos equipamento de monitorização térmica para verificar pontos quentes e garantir que não havia riscos”, explicou.
Apesar da normalização da situação, parte do piso 1 ficou temporariamente condicionada devido à sujidade provocada pelos agentes extintores. As restantes áreas da unidade continuam a funcionar normalmente. O sistema de ventilação interna do edifício foi ativado e está a operar com eficácia.
Durante a ocorrência estiveram no local 15 operacionais e quatro viaturas, entre Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários de Coimbra e elementos da PSP.
PUBLICIDADE