Muito antes de Neil Armstrong ter dado o primeiro passo na Lua, em 1969, já Tintin lá tinha chegado. Em 1954, Hergé publicou “On a marché sur la Lune” (Explorando a Lua na edição portuguesa), antecipando com notável rigor a conquista espacial mais de uma década antes de esta se tornar realidade.
Agora, um exemplar raro desta banda desenhada icónica, autografado por Hergé e por seis astronautas das missões Apollo, está em leilão na Catawiki – o principal marketplace online de objetos especiais, até dia 28 de setembro. O valor estimado de venda situa-se entre os 32 mil e os 36 mil euros.
Mais do que uma simples peça de coleção, este livro tem uma história singular. O atual proprietário, um colecionador belga e apoiante da Astronaut Scholarship Foundation, reuniu as assinaturas dos astronautas em encontros realizados no Kennedy Space Center, entre 2009 e 2015. A autenticidade é reforçada por fotografias das sessões de autógrafos, passes VIP e documentação original, que acompanham o lote.
PUBLICIDADE
O que torna este exemplar verdadeiramente único é o diálogo entre a ficção e a história. Os seis astronautas da Apollo deixaram não só a sua assinatura, mas também uma observação perspicaz a relacionar a sua missão com as aventuras de Tintim:
Buzz Aldrin, da missão Apollo 11, escreveu: “Os primeiros astronautas a caminhar na Lua depois de Tintim”, enquanto Fred Haise, da missão Apollo 13, brincou: “Tal como Tintim antes de mim, também tivemos problemas a caminho da Lua, mas voltámos em segurança.”
Edgar Mitchell, da missão Apollo 14, observou também com humor: “A caminhada mais longa na Lua depois do Tintim.” Já Al Worden, da missão Apollo 15, refletiu: “Em órbita da Lua, fiz a caminhada espacial mais distante – incluindo a do Tintim.” Charlie Duke, da missão Apollo 16, brincou: “O mais jovem a explorar a Lua depois do Tintim”. Por fim, Gene Cernan, da missão Apollo 17, acrescentou de forma divertida: “Não sei se o Tintim foi o primeiro a caminhar na Lua, mas sei que eu fui o último (até agora).”
“Tintim chegou à Lua muito antes da humanidade, e a visão de Hergé inspirou gerações de exploradores”, afirma Marc Toussaint, especialista em banda desenhada da Catawiki. “As homenagens dos próprios astronautas tornam este álbum não só uma raridade para os colecionadores, mas também uma ponte entre a imaginação e a realidade”, reforça o especialista.
O leilão está a decorrer exclusivamente na Catawiki até dia 28 de setembro.

PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.