Ir a um casamento… sem conhecer os noivos? Um novo serviço europeu está a popularizar-se com exatamente essa proposta. A startup francesa Invitin liga pessoas dispostas a pagar para participar em celebrações de casamento a noivos que procuram completar a lista de convidados ou angariar algum dinheiro para a festa.
O conceito já chegou a Portugal: recentemente, um “casório” no Porto contou com convidados que nunca tinham visto os noivos. Marta Fernandes, optometrista de 36 anos, participou na festa juntamente com um amigo, pagando 25 euros cada um pelo cocktail e pela missa, e acabou por aproveitar toda a celebração.
Para Jennifer Reinfrank, de 48 anos, a ideia também foi útil. Entre os 100 convidados do seu casamento, havia poucas pessoas para animar a pista de dança. Com a ajuda da plataforma, cinco desconhecidos pagaram para participar na celebração nos arredores de Paris, recebendo acesso a toda a cerimónia, aperitivos, bebidas e comidas por 180 euros cada. “O nosso evento foi muito divertido e todos foram muito simpáticos e educados”, recorda a noiva à BBC.
PUBLICIDADE
O site permite que os noivos escolham idade e perfil dos convidados extras e forneçam detalhes sobre a cerimónia, festa, código de vestuário e valor do bilhete. Os candidatos passam por verificação de redes sociais e perfil, sendo apenas aprovados se cumprirem os critérios definidos. A startup fica com 15% do valor pago pelos participantes e gera contratos que asseguram bom comportamento durante o evento.
A ideia surgiu de uma conversa informal de Kátia Lekarski, fundadora do Invitin, que pensou em permitir que pessoas pudessem participar em casamentos como forma de conhecer novas culturas e pessoas. Até agora, já foram realizados seis casamentos com convidados do site, em França, Espanha, Rússia e Portugal.
Com quatro funcionários atualmente, a startup pretende expandir idiomas e lançar uma aplicação móvel, buscando investidores para crescer, pode ler-se no ZAP.
Para muitos, pagar para assistir a um casamento de desconhecidos pode soar estranho — mas para Jennifer, Marta e outros utilizadores do site, é uma forma divertida e social de celebrar o amor… sem precisar de conhecer os noivos.
PUBLICIDADE