Lisboa está em alerta com o desaparecimento de Mikhail Gordeev, um designer de mobiliário russo de 32 anos, residente na capital portuguesa.
O homem não é visto desde a última segunda-feira, deixando amigos e familiares preocupados.
Mikhail, que vive com o marido, ambos com situação regularizada em Portugal, deixou de atender chamadas e mensagens de amigos e do companheiro. A ausência começou a gerar preocupação depois de ter falhado um encontro marcado para a tarde de segunda-feira num estabelecimento comercial na zona do Marquês de Pombal, dá conta o Correio da Manhã.
PUBLICIDADE
O marido e alguns amigos conseguiram rastrear o telemóvel de Mikhail através de geolocalização, detetando sinais em três locais diferentes: no concelho de Mafra, no de Loures e na zona do Saldanha, em Lisboa. Durante a procura, foram encontrados objetos pessoais do designer, incluindo um par de AirPods, numa rua da capital.
O marido de Mikhail apresentou a situação à Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa na terça-feira, tendo o caso sido remetido ao Ministério Público e atribuído à secção de homicídios da PJ. Apesar da investigação estar sob a alçada desta secção, as autoridades não confirmam a ocorrência de crime, mas não descartam cenários de sequestro ou morte.
A PJ está a recolher o máximo de informações sobre o designer e a sua vida em Portugal, incluindo relacionamentos pessoais e profissionais. Mikhail e o marido ajudaram vários compatriotas russos a legalizarem-se no país, um facto que também está a ser investigado.
Fontes próximas do casal garantem que ambos tinham uma vida estável em Lisboa e possuíam autorização de residência. Mikhail não se envolvia em atividades políticas, embora seja crítico da forma como Vladimir Putin governa a Rússia. A família do designer, que reside na Rússia, já foi informada do desaparecimento.
As autoridades apelam a qualquer informação que possa ajudar a localizar Mikhail Gordeev, reforçando a necessidade de atenção aos sinais de telemóvel e objetos pessoais encontrados nos locais por onde passou.
PUBLICIDADE