Saúde

O que está debaixo da tua cama pode estar a adoecer-te

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 41 minutos atrás em 18-09-2025

Imagem: depositphotos.com

Muitos de nós chegam a casa, tiram os sapatos e deixam-nos encostados à cama ou mesmo dentro do roupeiro do quarto. É prático e evita que a entrada fique cheia de calçado, mas especialistas alertam que este hábito pode afetar a saúde de formas inesperadas.

As solas dos sapatos funcionam como esponjas que recolhem poeira, poluição, resíduos químicos, bactérias e fungos de ruas, transportes públicos, casas de banho e até zonas onde animais passaram. Um estudo da Universidade do Arizona revelou que cada par pode transportar até 420 mil bactérias diferentes, incluindo E. coli e Staphylococcus aureus. Muitas dessas partículas acabam no ar e nas superfícies do quarto, indica o Leak.

O quarto é onde passamos mais tempo, especialmente a dormir. Manter sapatos no ambiente aumenta a exposição a microrganismos e poeira porque as partículas são libertadas a cada movimentação dos sapatos. O pó acumulado seca e circula no ar e ambientes fechados favorecem a concentração de poluentes.

PUBLICIDADE

O resultado pode ser nariz entupido, tosse, garganta seca, agravamento de alergias e sensação de ar “pesado”.

Crianças pequenas e pessoas com sistemas imunitários frágeis ou problemas respiratórios estão mais expostas. Sapatos no quarto podem contribuir para crises respiratórias, alergias e até infeções.

Pequenos hábitos podem fazer grande diferença. Evitar trazer os sapatos da rua para o quarto ajuda a manter o espaço íntimo mais limpo e saudável, garantindo um sono mais seguro e revigorante.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE