Economia

Coimbra Tech Challenge: Cidade quer ser a nova porta de entrada para startups na Europa

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 17-09-2025

Realiza-se, de 19 a 23 de outubro, o Coimbra Tech Challenge, um evento internacional que visa atrair e fixar startups promissoras no espaço da União Europeia, transformando a cidade de Coimbra na sua porta de entrada. A iniciativa inclui workshops, palestras, competições de ideias e sessões de networking, ligando startups globais ao ecossistema académico e empresarial local.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, Instituto Pedro Nunes (IPN) e a empresa americana Impact, com o apoio de empresas nacionais como Brisa, Visabeira, Morais Leitão, Noesis, NOS, Santander e Semapa. A meta é fortalecer o ecossistema de inovação de Coimbra, reter talento e posicionar a cidade como polo tecnológico internacional.

O Coimbra Tech Challenge recebeu cerca de 100 candidaturas de startups de países como Ucrânia, Reino Unido, Índia, Israel e África do Sul. Os setores mais representados incluem Sustentabilidade, Saúde, Mobilidade, Energia, Indústria 4.0 e Tecnologias e Telecomunicações, refletindo tendências globais de inovação.

PUBLICIDADE

O júri do evento contará com especialistas internacionais, incluindo Guilherme Horn (WhatsApp Brazil), Larry McCarthy (Standard Bank África), Apurva Chamaria (Google India) e Avinoam Sapir (indústria farmacêutica e saúde digital), que irão selecionar as startups mais promissoras.

Com uma universidade de prestígio e um ecossistema tecnológico consolidado, Coimbra oferece condições ideais para startups nacionais e internacionais desenvolverem projetos inovadores e estabelecerem parcerias estratégicas.

Guilherme Horn, o atual Head of WhatsApp Brazil, possui uma carreira em fintech, investidor, estratega e tecnólogo. A sua trajetória inclui a fundação de empresas de sucesso como a AGORA, posteriormente adquirida pelo Bradesco, e a ÓRAMA, o primeiro banco totalmente digital da América Latina.

Com um vasto conhecimento e experiência no ecossistema de startups, Guilherme Horn já investiu em mais de 60 startups. Além disso, desempenhou funções em conselhos de administração de associações de fintech e atuou como consultor para algumas das mais inovadoras iniciativas brasileiras.

Larry McCarthy está na vanguarda do investimento em fintech na África no Standard Bank, financiando empreendimentos que agora operam em mais de 20 países. Com décadas de experiência em investimentos estratégicos, ele é jurado no Painel de Jurados All-Star do CoimbraTech Challenge 2025.

Apurva Chamaria é atualmente Head of Partnerships Solutions, Startups & Venture Capital na Google India, onde desempenha um papel no apoio e orientação de startups em todo o mundo. A sua vasta experiência inclui ter ajudado várias empresas a prepararem-se para a sua Oferta Pública Inicial (IPO), um testemunho da sua profunda compreensão da jornada de crescimento e escalabilidade de um negócio.

Antes de se juntar à Google, Apurva ocupou cargos de liderança em algumas das maiores empresas globais. Como Chief Revenue Officer (CRO) na RateGain, uma empresa líder em SaaS para viagens e hospitalidade, foi fundamental para o crescimento da empresa, ajudando-a a aumentar as receitas anuais de US$ 20 milhões para US$ 63 milhões em pouco mais de dois anos. Também foi Global Head of Marketing na HCL Technologies, onde impulsionou a marca HCL e ganhou mais de 110 prémios de marketing a nível global e regional.

Avinoam Sapir é um dos mais influentes e multifacetados líderes na indústria farmacêutica e de inovação. Com uma carreira que se estende por mais de 25 anos em liderança global no setor de saúde, sua vasta experiência inclui papéis de destaque na Teva Pharmaceutical Industries, onde foi CEO da Teva Israel e, posteriormente, liderou a divisão de Mercados em Crescimento (Growth Markets), gerindo operações em mercados cruciais como África, Médio Oriente, Ucrânia e Índia.

Além de sua sólida trajetória corporativa, Avinoam é um visionário do empreendedorismo em saúde. Foi cofundador e Chairman da Sanara Ventures, uma joint venture estratégica entre a Teva e a Philips Healthcare, dedicada a apoiar startups de saúde digital e dispositivos médicos em estágio inicial. Mais recentemente, liderou a Tikun Olam, pioneira no mercado de canábis medicinal em Israel, como CEO da Cannbit, onde orquestrou a aquisição e obteve a prestigiosa certificação EU-GMP, um avanço significativo que permitiu a exportação para o mercado europeu.

Atualmente é Chairman da Shor Tabachnick, um grupo histórico de farmácias em Tel Aviv, e é proprietário da Cas-Med, uma plataforma de consultoria onde aplica a sua vasta expertise estratégica e de desenvolvimento de negócios.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE