Coimbra vai acolher, em 2028, a Bienal Nómada Europeia Manifesta, um dos mais importantes eventos internacionais de arte contemporânea.
Realizada a cada dois anos, a Manifesta distingue-se por acontecer sempre numa cidade ou região diferente da Europa, adaptando-se às suas condições locais, culturais, urbanas e ambientais. Mais do que uma exposição de arte, a bienal propõe-se a repensar, em conjunto com os cidadãos e comunidades locais, novas formas de viver, trabalhar e imaginar o futuro coletivo europeu.
O evento conta com a presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e do diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Carlos Antunes.
PUBLICIDADE
Com esta escolha, Coimbra junta-se à lista de cidades europeias que já receberam a Manifesta, reforçando a sua posição estratégica no panorama cultural internacional e confirmando o papel central da cidade e da sua universidade na promoção das artes, da criatividade e do debate cultural em Portugal e na Europa.
(EM ATUALIZAÇÃO)
PUBLICIDADE