Política

Coimbra envelhecida e escolarizada e cuja liderança roda entre PS e PSD

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 horas atrás em 17-09-2025

 Coimbra é um concelho com uma população residente com grandes níveis de escolaridade, mas com uma taxa de envelhecimento acima da média nacional, e cuja liderança do município tem rodado entre PS e coligações encabeçadas pelo PSD.

Desde as primeiras eleições autárquicas que o poder em Coimbra quase parece repartido ao meio, com os socialistas a terem liderado durante 26 anos os desígnios da Câmara Municipal e coligações lideradas pelo PSD 23 anos.

Nas próximas eleições autárquicas, a coligação Juntos Somos Coimbra, liderada pelo PSD e com algumas reconfigurações na sua composição, procura a reeleição de José Manuel Silva, tendo como concorrentes o PS, pela primeira vez em coligação em Coimbra, a CDU (que tem um vereador eleito), o Chega, o regresso do Bloco de Esquerda à política local, o ADN e a Nova Direita.

PUBLICIDADE

Neste concelho, José Manuel Silva derrotou Manuel Machado (PS) em 2021, que procurava uma reeleição no cargo, depois de ter estado 20 anos à frente do município (entre 1989 e 2001 e entre 2013 e 2021).

A coligação Juntos Somos Coimbra conseguiu uma maioria absoluta no executivo (algo que o antigo autarca socialista nunca conseguiu na sua segunda passagem na liderança do município), com seis mandatos, contra quatro do PS e um da CDU.

No entanto, a Assembleia Municipal é presidida pelo PS, com uma maioria relativa face ao número de presidentes de junta eleitos (dez de 18), que têm assento naquele órgão.

Naquele órgão, está também representada a CDU (três deputados e dois presidentes de junta), que tem vindo a perder votantes ao longo das últimas autárquicas, e o Chega, que nas últimas autárquicas elegeu um deputado, que, entretanto, abandonou o partido.

Nas últimas eleições locais, o PS ficou à frente na maioria das freguesias rurais e periurbanas, mas sofreu uma grande derrota nas freguesias mais populosas e urbanas, que são todas lideradas pela coligação Juntos Somos Coimbra.

Coimbra, com uma área de 319 quilómetros quadrados, tem uma população de 144.899 habitantes, tendo recuperado residentes desde 2021, invertendo uma perda quase constante, mas não acentuada, de população desde o início do século XXI, em que registava cerca de 148 mil habitantes.

Com 224 idosos para cada 100 jovens, o concelho tem um índice de envelhecimento acima da média nacional (uma constante ao longo de todo o século XXI).

Tal como o país, Coimbra regista uma taxa de crescimento natural negativa, mas apresenta um aumento da taxa de crescimento migratório e de população residente, que atingiu valores superiores à média nacional em 2023 e 2024.

O concelho, que é um dos que apresenta mais eventos culturais por ano no país, tem uma baixa taxa de retenção e desistência no ensino secundário e uma população muito escolarizada, com uma grande fatia dos residentes com ensino superior (mais de um terço).

Fortemente influenciada pela presença de instituições universitárias e dos Hospitais da Universidade de Coimbra (uma das maiores unidades de saúde do país), Coimbra tem uma economia centrada no setor dos serviços.

Ao longo das últimas décadas, afirmaram-se no concelho algumas empresas tecnológicas e do setor da saúde, como são os casos da Bluepharma, Critical Software ou a Feedzai, um unicórnio (empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares) sediado na cidade.

Com poucas empresas de grande dimensão (apenas 16), o concelho tem um setor secundário sem grande expressão, sendo sinal disso os esqueletos industriais abandonados na zona da Pedrulha.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE