O atual presidente da Câmara de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, que cumpre o primeiro mandato eleito pelo PS, vai recandidatar-se para continuar a trabalhar pela melhoraria da qualidade vida naquele concelho do distrito de Coimbra.
O candidato disse à agência Lusa que a decisão resulta do “compromisso com a população e da convicção de que este é um momento decisivo para consolidar a transformação em curso no concelho”.
“Em 2021 apresentei-me com uma promessa clara: mudar Penela para melhor e sem medo. Quatro anos depois, temos obra feita, projetos em execução e muitos mais aprovados para arrancar, e estamos a realizar o maior investimento público da nossa história, com um orçamento global de cerca de 24 milhões de euros, um aumento inédito na região”, sublinhou.
PUBLICIDADE
Entre os investimentos concretizados, Eduardo Santos realçou a reabertura da Piscina Municipal, a requalificação do Mercado, a nova Praça do Município, a ampliação do HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos) a conclusão da Zona Industrial da Louriceira e um conjunto de pavimentações e intervenções em aldeias “que os penelenses aguardavam há mais de 20 anos”.
O autarca destacou ainda que o seu executivo está a construir habitação a custos acessíveis, para fixar população e atrair novos residentes, requalificou todos os parques infantis propriedade do município e reforçou a ação social escolar.
“Esperamos iniciar em breve com a obra de requalificação da escola sede, num investimento superior a 4 milhões de euros, e estamos a reabilitar também o centro de Saúde, criando melhores condições para aqueles que lá trabalham e para todos os utentes”, frisou.
O candidato socialista salientou que o seu executivo lançou um plano municipal de saúde, gratuito para todos os habitantes do concelho, e criou o programa Penela + Bebés para estimular a natalidade.
Para o futuro, projeta a duplicação da Zona Industrial de Penela, a construção de um ginásio municipal com os primeiros campos de padel do concelho, a requalificação da Casa do Povo do Espinhal, a intervenção na Praia Fluvial da Louçainha e a valorização dos centros históricos de Penela e do Espinhal.
Com 5.443 habitantes em 2024, de acordo com o portal da Pordata, o município de Penela é gerido pelo PS desde 2021, altura em que quebrou a hegemonia social-democrata que vinha das primeiras eleições democráticas para o poder local (1976).
Nas últimas autárquicas, o PS liderado pelo socialista Eduardo Santos elegeu três vereadores e o PSD dois.
Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro, Eduardo Santos vai enfrentar nas urnas o social-democrata António Alves, antigo vereador e presidente da autarquia entre 2011 e 2013, e Ruben Zuzarte, do Chega.
PUBLICIDADE