Política

PS recandidata Eduardo Santos em Penela

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 16-09-2025

O atual presidente da Câmara de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, que cumpre o primeiro mandato eleito pelo PS, vai recandidatar-se para continuar a trabalhar pela melhoraria da qualidade vida naquele concelho do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O candidato disse à agência Lusa que a decisão resulta do “compromisso com a população e da convicção de que este é um momento decisivo para consolidar a transformação em curso no concelho”.

PUBLICIDADE

“Em 2021 apresentei-me com uma promessa clara: mudar Penela para melhor e sem medo. Quatro anos depois, temos obra feita, projetos em execução e muitos mais aprovados para arrancar, e estamos a realizar o maior investimento público da nossa história, com um orçamento global de cerca de 24 milhões de euros, um aumento inédito na região”, sublinhou.

Entre os investimentos concretizados, Eduardo Santos realçou a reabertura da Piscina Municipal, a requalificação do Mercado, a nova Praça do Município, a ampliação do HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos) a conclusão da Zona Industrial da Louriceira e um conjunto de pavimentações e intervenções em aldeias “que os penelenses aguardavam há mais de 20 anos”.

O autarca destacou ainda que o seu executivo está a construir habitação a custos acessíveis, para fixar população e atrair novos residentes, requalificou todos os parques infantis propriedade do município e reforçou a ação social escolar.

“Esperamos iniciar em breve com a obra de requalificação da escola sede, num investimento superior a 4 milhões de euros, e estamos a reabilitar também o centro de Saúde, criando melhores condições para aqueles que lá trabalham e para todos os utentes”, frisou.

O candidato socialista salientou que o seu executivo lançou um plano municipal de saúde, gratuito para todos os habitantes do concelho, e criou o programa Penela + Bebés para estimular a natalidade.

Para o futuro, projeta a duplicação da Zona Industrial de Penela, a construção de um ginásio municipal com os primeiros campos de padel do concelho, a requalificação da Casa do Povo do Espinhal, a intervenção na Praia Fluvial da Louçainha e a valorização dos centros históricos de Penela e do Espinhal.

Com 5.443 habitantes em 2024, de acordo com o portal da Pordata, o município de Penela é gerido pelo PS desde 2021, altura em que quebrou a hegemonia social-democrata que vinha das primeiras eleições democráticas para o poder local (1976).

Nas últimas autárquicas, o PS liderado pelo socialista Eduardo Santos elegeu três vereadores e o PSD dois.

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro, Eduardo Santos vai enfrentar nas urnas o social-democrata António Alves, antigo vereador e presidente da autarquia entre 2011 e 2013, e Ruben Zuzarte, do Chega.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE