A nêspera começa a ganhar destaque pelos seus potenciais benefícios para a saúde, especialmente no que diz respeito à proteção do fígado.
Com origem na China há mais de dois mil anos, a fruta é atualmente cultivada em diversas regiões do mundo. Tem uma aparência semelhante à do pêssego, casca fina e aveludada, e a sua polpa pode apresentar coloração entre o amarelo e o alaranjado, chegando por vezes ao tom avermelhado quando está totalmente madura.
A nêspera destaca-se pela sua composição nutricional. Além de ser uma fruta leve e com poucas calorias, contém uma série de antioxidantes naturais, como o betacaroteno, carotenoides e ácido clorogénico.
PUBLICIDADE
Graças a estes antioxidantes, a nêspera pode ajudar na proteção das células do fígado, combatendo o stress oxidativo causado pelos radicais livres, moléculas instáveis que danificam as células ao interagirem com outras estruturas do corpo. Este processo está associado a várias doenças crónicas, incluindo problemas hepáticos, indica o site O Globo.
Além disso, estudos preliminares indicam que o extrato das folhas de nêspera poderá ter um efeito protetor adicional sobre o fígado, embora sejam necessárias mais investigações científicas para comprovar este benefício de forma conclusiva.
PUBLICIDADE