Um cidadão português de 56 anos foi condenado a seis anos e nove meses de prisão efetiva por um tribunal de Manchester, no Reino Unido, pelo crime de tráfico de droga.
Casimiro de Lemos Francisco, natural da zona de Guimarães, foi detido a 30 de março deste ano no aeroporto da cidade britânica, após ter chegado num voo proveniente de Barbados, nas Caraíbas.
O arguido foi intercetado por agentes da National Crime Agency (NCA), a unidade britânica de combate ao crime organizado, quando se deslocava numa cadeira de rodas motorizada. Segundo as autoridades, Casimiro alegou estar em Manchester para visitar um amigo durante dois dias, no entanto, a cadeira que utilizava levantou suspeitas, levando à realização de exames com equipamento especializado.
PUBLICIDADE
Durante a inspeção, os agentes descobriram 11 pacotes de cocaína escondidos no compartimento do motor da cadeira de rodas. A droga, com um peso total de 12 quilos, tem um valor estimado em cerca de um milhão de euros. Após a apreensão, a polícia concluiu também que o homem não sofria de qualquer deficiência física, tendo sim encenado a limitação motora para disfarçar o transporte da substância ilícita.
Perante o tribunal, Casimiro Francisco admitiu o crime e afirmou que transportava a cocaína para ajudar a pagar uma dívida de uma mulher que conheceu através das redes sociais, com quem, no entanto, nunca se encontrou pessoalmente, avança o Correio da Manhã.
A sentença foi proferida recentemente, e o caso está a ser acompanhado pelas autoridades consulares portuguesas no Reino Unido.
PUBLICIDADE