Coimbra

Hospital CUF Coimbra realiza cirurgia inovadora para tratar aumento do volume da próstata

Susana Brás | 43 minutos atrás em 11-09-2025

O Hospital CUF Coimbra é a primeira unidade de saúde na região Centro a disponibilizar a aquablação, uma tecnologia robótica inovadora e minimamente invasiva para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), uma condição muito frequente nos homens a partir dos 50 anos, que se caracteriza pelo aumento do volume da próstata.

Esta técnica cirúrgica permite aliviar eficazmente os sintomas provocados pela doença, preservar a função sexual e a continência urinária.

A aquablação é um tratamento inovador para a HBP que utiliza a tecnologia de jato de água de alta precisão, controlado pelo cirurgião e realizado por um sistema robótico guiado por ecografia, capaz de remover o excesso de tecido prostático que comprime a uretra. Consequentemente, elimina os sintomas urinários, como as dificuldades relacionadas com a micção, garantindo maior segurança e melhores resultados. 

PUBLICIDADE

De acordo com Ricardo Leão, diretor clínico e coordenador de Urologia no Hospital CUF Coimbra, “trata-se de uma solução minimamente invasiva, rápida e segura, que se distingue das outras técnicas cirúrgicas pela sua capacidade de preservar a função sexual e a continência urinária”. Uma das grandes vantagens, acrescenta o médico, “é a possibilidade de ser utilizado em todos os tamanhos e formas de próstata, nomeadamente em próstatas grandes, onde muitas vezes as opções terapêuticas são mais limitadas”. Sendo um procedimento minimamente invasivo, está associado a um menor tempo de internamento e a um regresso mais célere às atividades diárias.

Com esta tecnologia, o Hospital CUF Coimbra “assegura à população da região Centro um tratamento único, eficaz e com claros benefícios na qualidade de vida dos doentes”, reforça o diretor clínico.

A HBP é uma condição muito frequente com impacto na qualidade de vida, que afeta principalmente homens a partir dos 50 anos. A presença de sintomas como “dificuldade em urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga ou necessidade de urinar frequentemente, devem motivar uma ida ao urologista, independentemente da idade”, alerta o urologista.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE