Vários vídeos falsos de Luís Montenegro, Mário Centeno e Paulo Macedo, entre outras figuras públicas, circulam nas redes sociais para promover burlas ligadas a pretensas plataformas de ‘trading’ que prometem lucros milionários a quem investir 250 euros.
Alegação: Luís Montenegro testou e promove plataforma que permite ganhar até 20 ou 30 mil euros por mês
Desde o início do mês circulam anúncios no Facebook a promover “uma forma simples, rápida e 100% segura” para “ganhar até mil euros por dia” apenas com um investimento de 250 euros. Um dos anúncios é acompanhado de um vídeo no qual surgem os jornalistas Joaquim Sousa Martins e Sandra Felgueiras a anunciar que ”Luís Montenegro falou publicamente a favor de uma nova plataforma financeira que pode mudar a vida de milhares de portugueses” (https://archive.ph/9nKLa).
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Segundo a pivô, “um investimento único de apenas 250 euros pode gerar até 20 mil euros por mês”, informação reiterada nos mais de 4 minutos seguintes de um alegado discurso do primeiro-ministro em frente a um cenário com o logotipo do PSD e o slogan ‘Acreditar’ e um rodapé semelhante ao da CNN, onde se lê que “qualquer pessoa pode ganhar até 700 euros por dia”.
Sob o vídeo existe um link para uma página que aparenta ser d’O Jornal Económico e que noticia “um produto inovador para melhorar a vida de todos os portugueses”, chamado ‘Immediate Growth’, “uma plataforma de automação de trading de alta tecnologia que lhe permitirá ganhar 30.000 euros por mês.”
Trata-se, explica o texto, de “um projeto de vanguarda, resultado de anos de pesquisas e desenvolvimentos, criado em colaboração com Cristiano Ronaldo” e que “combina os mais recentes avanços em inteligência artificial e aprendizagem automática com uma interface intuitiva, para que qualquer pessoa possa ganhar uma renda diária de 1.000 euros.”
O artigo inclui um vídeo de 10 segundos onde surge Cristiano Ronaldo, com sotaque brasileiro, a explicar que o projeto funciona exatamente como é descrito e que no primeiro dia conseguiu “dobrar o dinheiro” que investiu.
Inclui também uma alegada publicação de Luís Montenegro a explicar que está “a criar esta plataforma para ajudar o cidadão comum português a melhorar a sua situação financeira”, um “desenvolvimento que irá gerar um rendimento passivo de 50 mil euros por mês”.
Existe ainda um anúncio com a imagem do primeiro-ministro e a indicação de que investimentos de 250 euros podem gerar até 12.500 euros em quatro semanas e, no final da página, há um formulário de registo para posterior contacto telefónico.
Paralelamente, circula outro anúncio de uma alegada “investigação da SIC Notícias” ilustrada com uma declaração de Mário Centeno, ex-Governador do Banco de Portugal, onde este “revelou uma plataforma que pagava silenciosamente à elite” e por isso “foi afastado da liderança do Banco de Portugal.” (https://archive.ph/YEnP3)
No vídeo, com mais de três minutos, Centeno explica porque decidiu “revelar uma verdade que foi escondida durante décadas”, nomeadamente “uma plataforma financeira de nova geração, baseada em inteligência artificial”, que “gerava dezenas de milhares de euros, por mês, para políticos, funcionários públicos e pessoas próximas ao poder, silenciosamente, sem alarde, sem riscos.”
À semelhança do vídeo de Luís Montenegro, Centeno assegura que decidiu “testar tudo pessoalmente” e que realizou uma “uma investigação independente juntamente com os jornalistas da SIC Notícias”, estação cujo logotipo surge no canto superior direito do vídeo.
“Registei-me na plataforma, investi 250 euros do meu próprio bolso só para confirmar que não era falso. E aqui está o resultado: algumas horas depois o meu saldo já mostrava 740 euros, ao fim de três dias, 2120 euros e ao fim do mês, dezenas de milhares, automaticamente, sem a minha intervenção.”
Centeno afirma que “a plataforma é totalmente legal, opera com licença oficial e o dinheiro pode ser levantado a qualquer momento”, mas está apenas “temporariamente aberta ao público, mas não por muito tempo” porque “as autoridades de regulação já estão a preparar o encerramento.”
“Tem de agir agora. Se estão a ouvir isto, ainda têm uma hipótese. Preencham o formulário e, acima de tudo, atendam o telefone quando o especialista vos ligar. Perder a chamada e tudo desaparece. O acesso será fechado. Pode não haver segunda oportunidade. Removeram-me para impedir que soubessem a verdade. Mas agora ela está diante de vocês e só vocês decidem continuar de fora ou entrar num sistema que vos foi escondido a vida inteira”, remata.
No ‘post’ do Facebook com o vídeo surge um link que direciona para uma página que aparenta ser da SIC Notícias, onde volta a surgir a imagem de Centeno e se explica tratar-se da Nebulito Portoflix, “uma plataforma de negociação online que utiliza algoritmos avançados de inteligência artificial para encontrar e realizar as negociações mais lucrativas no mercado de ações.”
Surge também um vídeo com o jornalista João Póvoa Marinheiro, da CNN, a explicar o funcionamento de uma plataforma com outro nome. No texto, assegura-se que “o projeto pode ser considerado 100% confiável, pois obteve uma licença do governo, o que significa que todos os depósitos estão segurados pelo Banco Nacional de Portugal.” No final da página há um formulário para “registo gratuito”.
Factos: Ambos os anúncios são burlas para plataformas de compra e venda de criptomoedas +++
Não é necessário um grande esforço para perceber que os anúncios são embustes, dado apresentam pequenas falhas e que nenhuma destas figuras faria este tipo de publicidade, e para suspeitar que os vídeos foram falsificados com ajuda de Inteligência Artificial (IA), o que nem sequer é novidade: Luís Montenegro, Cristiano Ronaldo e Mário Centeno e outros já foram vítimas de fraudes semelhantes, como tem revelado o Jornal Polígrafo: https://archive.ph/OTBgP, https://archive.ph/RyBXP e https://archive.ph/WUhbE (exemplos).
Neste caso, através de pesquisas reversas de alguns frames percebe-se que o vídeo de Luís Montenegro resulta da manipulação de imagens reais de dois momentos distintos: o início, com os pivôs da CNN, Joaquim Sousa Martins e Sandra Felgueiras, utiliza um excerto do lançamento da entrevista exclusiva a Luís Filipe Vieira, emitida na CNN a 19 de Agosto (https://archive.is/6l9RJ).
Já as imagens de Luís Montenegro foram extraídas do vídeo de apresentação da candidatura à liderança do PSD, realizada em Abril de 2022 (https://archive.is/g1nYp). Em ambos os casos as imagens foram apenas manipuladas para sincronizar os lábios dos visados com os novos áudios falsos gerados por IA com vozes semelhantes, mantendo as expressões e os gestos originais.
Outro indicador importante é a página onde surge o anúncio (https://archive.is/i2Cg9), alegadamente dos EUA, com imagens de perfil claramente fabricadas por IA. Uma consulta à biblioteca de anúncios da Meta, a dona do Facebook, permite perceber que está a promover anúncios semelhantes em várias redes, incluindo Instagram e Messenger, embora uma parte já tenha sido removida por violação das normas de publicidade: https://www.facebook.com/ads/library/?active_status=all&ad_type=all&country=ALL&is_targeted_country=false&media_type=all&search_type=page&source=page-transparency-widget&view_all_page_id=103307425166670.
Se estes indicadores não bastassem, a análise da suposta página d’O Jornal Económico e da alegada notícia sobre o projeto ‘Immediate Growth’ mostra tratar-se de um embuste, dado que o url ‘drovexasolutions’ não corresponde ao real em https://jornaleconomico.sapo.pt, e que nenhuma das ligações externas funciona (não foi possível arquivar esta página falsa nos sites de arquivo).
No caso do vídeo de Mário Centeno, o embuste recorreu à manipulação de um vídeo da LUSA sobre a conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de junho, quando Centeno ainda era governador do Banco de Portugal (https://archive.ph/8LVkM).
Também neste caso a página que publica o anúncio levanta suspeitas, dado ter apenas 12 seguidores e publicar apenas conteúdos sobre a natureza (https://archive.ph/LzQ9k). A consulta do menu de transparência também revela que está a promover mais de duas dezenas de anúncios semelhantes em várias redes da Meta, alguns também já removidos por violação das normas: https://www.facebook.com/ads/library/?active_status=all&ad_type=all&country=ALL&is_targeted_country=false&media_type=all&search_type=page&source=page-transparency-widget&view_all_page_id=270892906114232.
Tal como no caso anterior, quando se clica no ‘link’ sob o anúncio facilmente se consegue detetar que nem o url da página de destino (karlomexis), nem o conteúdo corresponde à página real da SIC Notícias, disponível em https://sicnoticias.pt/ (não foi possível arquivar a página falsa).
Além destes dois casos, foi possível identificar mais dois ‘deepfakes’ recentes que visam Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, e Pedro Andersson, jornalista da SIC, alvo habitual deste tipo de manipulações. Não foi possível localizar estes dois vídeos ativos em anúncios, mas a Lusa Verifica detetou uma página no Youtube, sem relação aparente com as burlas, que compila estes e outros ‘deepkafes’: https://archive.ph/cKvP4.
Como já referido, estes casos não são inéditos. Em 2024, no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre o MediaLab CIES Iscte e a Comissão Nacional de Eleições, para a monitorização e despistagem de desinformação política no contexto da pré-campanha e campanha eleitoral para as eleições europeias de 9 de junho, foi detectado o que parece ser “o primeiro vídeo ‘deepfake’ a envolver um ator político português.”
Nesse caso, o visado foi André Ventura, também com aproveitamento de um vídeo real manipulado com um registo áudio gerado por IA, onde o político do CHEGA supostamente recomenda o investimento dos utilizadores no esquema de dinheiro fácil, como regista o relatório desse projeto, publicado pelo OberCom – Observatório da Comunicação no âmbito do trabalho enquanto membro do IBERIFIER (Observatório Ibérico de Média Digitais de Portugal e Espanha): https://archive.ph/uTX3W (página 47).
O problema foi também registado no último relatório trimestral do IBERIFIER, nomeadamente devido a alguns dos casos já apontados: https://archive.ph/4QfvA e https://archive.ph/JtsKy.
Além dos vídeos ‘deepfake’ surgem frequentemente outro tipo de anúncios com utilização de figuras públicas, como têm alertado o Polígrafo (https://archive.ph/cQVqp) e a Iniciativa CpC: Cidadãos pela Cibersegurança: https://archive.ph/IYiQ2. Este cenário regista-se também noutros países e é alvo frequente de denúncia por parte de verificadores de factos (https://archive.ph/rHnIh).
Dada a complexidade destes esquemas, não foi ainda possível identificar o autor ou autores por detrás destas burlas e ‘deepfakes’, mas a Lusa Verifica continuará a acompanhar o tema.
Avaliação Lusa Verifica: Falso
É falso que Luís Montenegro, Mário Centeno, Cristiano Ronaldo, Paulo Macedo, Pedro Andersson e outras figuras públicas tenham criado, testado ou recomendem o investimento em aplicações ou plataformas de compra e venda de criptoativos. Os vídeos e anúncios que circulam nas redes sociais são manipulações feitas com IA, com imagens aparentemente reais, mas áudios falsos e ligações para “notícias” falsas.
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