A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje uma cimeira para fazer regressar as crianças raptadas pela Rússia na Ucrânia e um próximo pacote de sanções a Moscovo.
“Há dezenas de milhares de crianças ucranianas cujo destino é desconhecido”, disse Ursula von der Leyen, no debate sobre o Estado da UE, no Parlamento Europeu (PE), na cidade francesa de Estrasburgo.
“Por isso, posso anunciar que, em conjunto com a Ucrânia e outros parceiros, vou ser anfitriã de uma cimeira da Coligação Internacional para o Regresso das Crianças Ucranianas”, anunciou a responsável, sem avançar uma data.
PUBLICIDADE
Estas crianças estão “presas, sob ameaça, forçadas a negar as identidades que têm”, salientou von der Leyen, crescentando que “cada criança raptada tem de regressar” a casa.
É necessário “fazer tudo o que seja possível para apoiar as crianças ucranianas”, sublinhou.
Pouco antes, perante os eurodeputados no plenário de Estrasburgo, Ursula von der Leyen apresentou a história de Sasha, uma criança ucraniana que “tinha apenas 11 anos quando a Rússia atacou”, vivia em Mariupol, cidade que foi ocupada pela Rússia e palco de um dos episódios mais sangrentos da guerra que tem mais de três anos.
A presidente do executivo comunitário acrescentou que Sasha passou por um “campo de filtração” russo, que recebeu um “passaporte russo, um nome russo e foi enviado para o território ocupado do Donetsk”.
Ursula von der Leyen contou que Sasha conseguiu escapar e voltar a casa, para território ucraniano não ocupado, e pediu um aplauso ao jovem que estava sentado no plenário com a avó, que apresentou como Liudmyla.
Ainda no tópico da guerra na Ucrânia, a presidente da Comissão Europeia anunciou que o próximo pacote de sanções, o 19.º, contra Moscovo está a caminho para “pressionar a Rússia a ir para negociações”.
Este pacote de sanções vai “olhar particularmente para o fim da utilização dos combustíveis fósseis russos, as embarcações da ‘frota fantasma’ e países terceiros” que apoiam Moscovo, disse.
No entanto, a antiga ministra da Defesa da Alemanha não concretizou uma data para a apresentação deste pacote de sanções e possível aprovação.
PUBLICIDADE