Região

ALERTA: Seia ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

Notícias de Coimbra | 15 horas atrás em 06-09-2025

O Presidente da Câmara Municipal de Seia ativou, pelas 17h00 do dia 6 de setembro de 2025, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC), na sequência do incêndio que deflagrou pelas 10h30 de hoje em Corgas, freguesia de Sandomil.

O incêndio tem vindo a crescer exponencialmente em várias frentes, criando situações de risco elevado em diversas freguesias, o que levou ao confinamento de várias localidades e à deslocação preventiva de pessoas, de forma a salvaguardar a sua segurança.

Tendo em conta o comportamento errante e imprevisível do vento, que continua a potenciar o avanço das chamas e a agravar o cenário, e com o objetivo de prevenir consequências mais graves, o Presidente da Câmara Municipal de Seia declarou, esta tarde, a situação de alerta através do Despacho n.º 34/2025, e determinou a ativação do PMEPC, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 6.º da Lei n.º 65/2007, de 12 de novembro, na sua redação atual.

PUBLICIDADE

A ativação do plano permite centralizar toda a gestão e coordenação das operações, garantindo uma resposta mais célere e eficiente, reforçando os meios de contenção e apoio à população. A medida produz efeitos a partir das 17h00 de hoje e manter-se-á até às 23h59 do dia 8 de setembro de 2025, podendo ser prorrogada caso a evolução da situação o justifique.

Com a ativação do PMEPC, entram em vigor as seguintes medidas imediatas:

Operacionalização da Sala de Situação Municipal, a funcionar nos Paços do Concelho, para centralização e tratamento da informação operacional e resposta às solicitações dos agentes de proteção civil e entidades colaborantes;

Acompanhamento permanente da situação pela Comissão Municipal de Proteção Civil, através de briefings regulares em teleconferência;

Constituição da Comissão Municipal de Proteção Civil como estrutura de coordenação política e institucional, cabendo ao Coordenador Municipal de Proteção Civil a coordenação operacional;

Mobilização dos serviços municipais e de todos os trabalhadores para as ações inerentes à proteção civil, em articulação com a Sala de Situação Municipal.

Será dado imediato conhecimento da ativação do plano à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do CDOS da Guarda, aos municípios vizinhos de Nelas, Mangualde, Oliveira do Hospital, Gouveia, Manteigas, Covilhã e Arganil, a todos os agentes de proteção civil e entidades colaborantes, às juntas de freguesia, serviços municipais e ao Presidente da Assembleia Municipal de Seia.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE