Mundo

Casal irlandês corre mini maratona para apoiar departamento pediátrico do Hospital de Faro

Notícias de Coimbra | 17 horas atrás em 06-09-2025

Imagem: Jornal o sábado

Um casal irlandês decidiu angariar fundos para o Departamento de Pediatria do Hospital de Faro, após o filho bebé, Ruairí, ter recebido tratamento de emergência no hospital devido a encefalite viral.

Em abril de 2025, Ruairí, então com cinco meses, contraiu um vírus comum que se propagou para o sistema nervoso central, provocando convulsões. Após 31 dias de internamento, incluindo exames como tomografia, ressonância magnética, EEGs e punções lombares, o bebé regressou à Irlanda e continua em recuperação.

Os pais destacam a dedicação e profissionalismo da equipa médica do Hospital de Faro, desde médicos e enfermeiros a assistentes e pessoal de segurança, enfatizando que, apesar das limitações de recursos, o cuidado e atenção a Ruairí foram excepcionais.

PUBLICIDADE

Para retribuir o cuidado recebido, o casal lançou uma campanha de angariação de fundos e participou na mini maratona VHI, em Dublin, a 1 de junho. No total, angariaram mais de cinco mil euros.

Os donativos destinam-se a apoiar o hospital em várias áreas, incluindo na atualização do equipamento médico para resposta a emergências; a formação contínua de profissionais e consultas especializadas; o recurso a espaços adequados para crianças e famílias em crise; e para suprimentos essenciais para o atendimento diário das crianças.

“Queremos dar algo em retorno pelo trabalho heroico que fizeram por Ruairí. Estas doações são uma pequena forma de mostrar o nosso reconhecimento”, sublinhou a mãe, Maria McCormack.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE