Portugal e Espanha estão a dar um passo significativo na conquista do espaço, com a criação da Constelação do Atlântico, um projeto ambicioso que envolverá o lançamento de 16 satélites de observação da Terra até 2027.
O objetivo da constelação é fornecer imagens detalhadas da Terra, especialmente para a área da defesa e soberania, onde os dados sensíveis serão utilizados pela Força Aérea. No entanto, os dados gerados também serão disponibilizados para aplicações em diversas áreas, como emergências, mudanças climáticas e a criação de novos serviços e produtos, avança a SIC Notícias.
Cada satélite será equipado com uma câmara de alta resolução e terá o tamanho aproximado de um pequeno automóvel quando seus painéis solares estiverem abertos. A meta é que os satélites operem a cerca de 600 quilômetros de altitude, fazendo imagens sempre à mesma hora e em diversas gamas do espectro eletromagnético.
PUBLICIDADE
A Constelação do Atlântico representa um investimento significativo de 80 milhões de euros, dos quais metade será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e fundos privados. O restante valor está em processo de negociação. Além disso, o projeto tem atraído o interesse de outros países que desejam colaborar com o desenvolvimento dessa infraestrutura espacial.
O primeiro satélite da Constelação do Atlântico já está em órbita e está desempenhando um papel crucial na monitorização ambiental. Ele é capaz de detectar emissões de gases com efeito de estufa, um passo importante para o monitoramento das mudanças climáticas. Os outros satélites da constelação deverão ser lançados até 2027, formando uma rede robusta de observação da Terra.
PUBLICIDADE