Primeira Página

Rodilhas à séria e Avós Serrestres à solta na FICABEIRA

Notícias de Coimbra | 19 minutos atrás em 05-09-2025

A 42.ª edição da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2025 começou esta quinta-feira, 4 de setembro, em Arganil e decorre até segunda-feira, 8 de setembro.

O certame assume-se como um espaço de partilha e descoberta, combinando economia, cultura, gastronomia e entretenimento, ao mesmo tempo que permite conhecer de perto projetos de valorização do território, como a Floresta da Serra do Açor.

O evento conta com mais do dobro de stands em relação ao ano passado, totalizando mais de 100, distribuídos por empresas, instituições públicas, artesãos e associações. Destaca-se ainda a ampliação da zona de restauração, um espaço dedicado ao Rally – Arganil Capital do Rally, uma área de tecnologia e a nova zona infantil “Fica Kids”.

PUBLICIDADE

O NDC acompanhou alguns artesãos locais, como Vanda Andrés, que integra o projeto “Avós Serrestres”.

Aos 57 anos, Vanda dedica-se à arte há quase 40 anos, após se fixar na freguesia de Cerdeira, vinda de Lisboa.

O nome “Avós Serrestres” surgiu a partir das suas primeiras bonecas, as “avós de Coja”, que reproduzem atividades tradicionais da região, como a preparação de pão, chouriços e lavagens à moda antiga.

Hoje, estas bonecas são encomendadas por ranchos folclóricos e colecionadores, mantendo vivos os saberes tradicionais.

Vanda também mantém a tradição da “rodilha”, que aprendeu com uma artesã da aldeia e que originalmente era usada pelas mulheres locais para transportar água e produtos agrícolas.

Atualmente, estas peças são produzidas com tecidos reciclados, mantendo padrões e cores inspirados nas mantas tradicionais da região, combinando utilidade e estética.

A feira oferece assim uma oportunidade única para descobrir a riqueza cultural, artesanal e natural de Arganil, valorizando projetos locais e promovendo o contacto direto entre produtores, artesãos e visitantes.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE