Vamos

Coimbra recebe teatro e concerto gratuitos para famílias e público em geral

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 02-09-2025

O programa cultural “Verão a Dois Tempos”, promovido pelo Município de Coimbra, traz à Baixa da cidade duas iniciativas culturais gratuitas nos dias 3 e 4 de setembro.

Na quarta-feira, 3 de setembro, às 18:30, o Largo do Romal acolhe o teatro “As Perguntas da Menina do Ó”, da autoria de Adriana Campos. A peça destina-se a famílias e integra o Núcleo de Imaginação da Baixa, uma proposta de curadoria da Associação Há Baixa.

A participação é gratuita, mas limitada, sendo necessária inscrição prévia através do link.

PUBLICIDADE

Segundo a autora, “A Menina do Ó tem um grande novelo na cabeça. Anda à procura da primeira pergunta de todos os tempos e perde-se, quase todos os dias, nos seus pensamentos, como se fossem mapas ou constelações que nos deixam mais perto do sentido. Esta é uma oficina de brincar ao pensar, sem ideias feitas ou respostas prontas, para pessoas cheias de porquês. Podemos ter uma primeira pergunta nova todos os dias?”

Na quinta-feira, 4 de setembro, às 19:00, o Largo do Poço recebe o concerto “Tanto Mar”, da fadista Helena Sarmento, uma proposta do Jazz ao Centro Clube.

A entrada é gratuita.

O espetáculo é descrito como “uma viagem entre o fado e a música tradicional brasileira, elegendo a poesia e o sentimento como bússola da travessia. A poesia lírica, presente em tantas canções brasileiras, encontra na intensidade dramática do fado um enorme fulgor. Seja pela imensa dor, seja pelo imenso prazer, o fado é vida. É um encontro entre a alma de quem canta e a alma de quem escuta. E se o fado é a música dos grandes sentimentos, a poesia brasileira está repleta de fado.”

Estas iniciativas inserem-se no programa cultural de verão da cidade, que pretende promover experiências artísticas acessíveis a toda a comunidade, reforçando o espaço público como ponto de encontro e partilha cultural.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE