Primeira Página

Nadadores-Salvadores impedem tragédia durante forte ondulação na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 11 minutos atrás em 28-08-2025

Um episódio de forte agitação marítima esta terça-feira, 26 de agosto, surpreendeu banhistas na Praia de Cabedelo, na Figueira da Foz.

O vídeo, partilhado nas redes sociais, demonstra o momento em que a água do mar avançou sobre a areia, arrastando toalhas, guarda-sóis e até algumas pessoas que foram puxadas pelas correntes.

Neste momento, a rápida intervenção dos nadadores-salvadores evitou que uma mulher fosse arrastada pela forte ondulação. Tiago Peixoto e Tomás Reis correrem pelo areal para ajudarem a banhista que tinha caído com o forte impacto da ondulação e estava já a ser arrastada. 

PUBLICIDADE

“Andámos a sensibilizar as pessoas para se afastarem da linha de água ate porque estava bandeira vermelha. Muitos não seguiram as nossas orientações, veio uma onda com bastante massa de água e derrubou uma mulher. Eu e o meu colega tentamos segurá-la para não ser empurrada para o mar”, conta Tiago Peixoto ao Correio da Manhã.

Duas crianças que estavam na praia também estiveram em perigo. “Uma estava dentro da tenda e quando veio a onda o pai conseguiu retirá-la.. A outra estava com a avó que estava a segurá-la, mas a onda começou a arrastá-la e foi um banhista que estava perto a agarrá-la”, descreve Tomás Reis.

Lembre-se que, a capitania do porto da Figueira da Foz, alertou para uma significativa agitação marítima entre a tarde de 25 e o fim do dia 29 de agosto, com ondulação de oeste/noroeste a atingir os 4 metros de altura no dia 26.

Prevê-se ainda a ocorrência de ventos fortes de noroeste, com rajadas de até 50 km/h, tornando o mar perigoso e imprevisível. 

Especialistas alertam que esta agitação marítima representa um desafio para banhistas e navegadores, reforçando a necessidade de atenção redobrada junto à costa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE