Mundo

África quer corrigir o Mapa Mundo

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 28-08-2025

O mapa do mundo como o conhecemos — a clássica projeção de Mercator — está a ser alvo de críticas globais, com a União Africana a liderar uma campanha que pretende substituí-lo por alternativas mais precisas, como a projeção Equal Earth.

A projeção de Mercator, criada em 1569 pelo cartógrafo flamengo Gerardus Mercator, distorce o tamanho relativo dos continentes: regiões próximas aos polos parecem enormes, enquanto áreas perto do equador, como África, são representadas muito menores do que realmente são. Esta distorção fez com que, por exemplo, a Gronelândia pareça maior do que o próprio continente africano, embora África seja cerca de 14 vezes maior.

Segundo a vice-presidente da Comissão da União Africana, Selma Malika Haddadi, “pode parecer apenas um mapa, mas, na realidade, não é”. A projeção de Mercator, acrescenta, fomentou a falsa impressão de que África seria um continente marginal, apesar de ser o segundo maior do mundo em área, pode ler-se no ZAP.

PUBLICIDADE

O movimento de substituição do mapa conta também com o apoio da Comunidade das Caraíbas, que vê na projeção tradicional uma representação injusta que reforça uma visão centrada no Ocidente, ampliando Europa e América do Norte e minimizando o papel de África no cenário global.

A campanha Correct The Map, sediada em África, defende que a adoção de mapas mais precisos, como o Equal Earth, é essencial não apenas para educação e geografia, mas também para mudar perceções e destacar o verdadeiro potencial e poder do continente africano.

Apesar das críticas à projeção de Mercator, os especialistas lembram que nenhum mapa bidimensional será totalmente perfeito. O Equal Earth corrige a distorção das áreas, mas altera ligeiramente as formas das regiões. Para uma representação mais fidedigna do planeta, a recomendação continua a ser a observação de um globo, físico ou digital.

Com esta campanha, África procura que organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas, adotem projeções cartográficas mais justas, corrigindo séculos de distorção visual e simbólica no mapa do mundo.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE