Saúde

Como proteger a pele dos mais pequenos no verão

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 27-08-2025

Imagem: depositphotos.com

Em período de férias, as famílias preparam-se para desfrutar de momentos de lazer e diversão, muitas vezes em ambientes que convidam à aventura, como praias, piscinas e parques.

No entanto, estes cenários podem apresentar desafios para a saúde da pele, especialmente a dos mais pequenos, que é naturalmente mais sensível e vulnerável. Nas férias é comum experienciar pequenos acidentes como feridas, arranhões, cortes e até queimaduras solares. Para que estes incidentes não afetem as férias em família, a Bayer deixa alguns conselhos.

A pele das crianças exige uma atenção especial, pois a sua barreira protetora ainda está em desenvolvimento, tornando-a mais suscetível a fatores externos. Assaduras, queimaduras solares e pequenas feridas são incidentes frequentes que, se não forem devidamente cuidados, podem comprometer o bem-estar e a diversão durante o período de descanso das famílias.

PUBLICIDADE

Para garantir que as férias decorrem sem sobressaltos e que a pele dos mais pequenos se mantém saudável, deixamos alguns conselhos adaptados a cada situação, desde a prevenção ao tratamento:

Prevenção e cuidado das assaduras da fralda: no caso dos bebés, as assaduras da fralda são uma preocupação constante, agravada muitas vezes pelo calor e pela humidade. A prevenção é a chave, como por exemplo, a troca frequente da fralda e aplicar um creme protetor que hidrata e cria uma barreira protetora sem impedir a respiração da pele.

Proteção e alívio para queimaduras Solares e irritações: a exposição solar excessiva representa um dos maiores riscos para a pele delicada das crianças. É fundamental adotar medidas preventivas, como evitar a exposição solar nas horas de maior intensidade (entre as 11h e as 17h), aplicar protetor solar com fator de proteção adequado e reaplicá-lo frequentemente, e usar chapéu e óculos de sol. Em caso de queimadura solar leve, recomenda-se tomar banho com água fria para aliviar a dor e aplicar creme, que ajuda a regenerar a pele.

Tratamento de pequenas feridas e arranhões: as brincadeiras ao ar livre, tão características das férias, podem resultar em pequenas quedas e arranhões. Saber como agir rapidamente é crucial para evitar complicações. Após a limpeza cuidadosa da ferida com água corrente, será recomenda-se a utilização de um creme que desinfeta e cicatriza numa só aplicação, sem arder.

Cuidado para assaduras por fricção e pele gretada: a prática de atividades físicas ou o uso de calçado inadequado podem levar ao aparecimento de assaduras por fricção ou à pele gretada. Aplicar cremes hidratantes ou barreiras protetoras nas zonas de maior atrito é a solução. Em caso de bolhas, proteger sempre com um penso, nunca rebentar a bolha, a menos que seja extremamente dolorosa. Neste caso, deve ser drenada com cuidado e sob condições higiénicas rigorosas, mantendo sempre a pele exterior intacta.

Para garantir que não se esquece de nada, siga também este guia para a composição de um kit de primeiros socorros, com 18 elementos indispensáveis: luvas descartáveis, adesivo e ligaduras elásticas, tesoura pequena, desinfetante, gases esterilizadas, pensos rápidos de vários tamanhos, termómetro, gelo instantâneo, creme para irritações e queimaduras para cicatrizar a pele e creme desinfetante e cicatrizante para utilizar em feridas, bolhas e arranhões com risco de infeção.

Para mais informações sobre cicatrização da pele, consulte.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE