O Largo do Rossio e os arruamentos envolventes vão ser requalificados, transformando e dando um novo impulso ao centro de Secarias. O estudo prévio foi recentemente aprovado e encontra-se em fase de elaboração o projeto de execução, que se destina a criar um espaço público mais cómodo, funcional e atrativo para os que ali vivem, trabalham e convivem diariamente.
“Esta intervenção foi pensada para valorizar este espaço central da freguesia, onde estão localizados a junta de freguesia, a igreja e o Centro de Dia, tornando-o mais acessível e funcional. Requalificar o Largo do Rossio é dar nova vida a um lugar com forte significado na vivência coletiva de Secarias”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.
Com uma estimativa orçamental de cerca de 265 mil euros, a intervenção prevê a remoção do parque infantil existente e a criação de uma nova zona de estar e convívio, com bancos, lugares de estacionamento e árvores de copa ampla para criar sombras. O objetivo é tornar o largo mais aprazível e confortável, reforçando o seu papel como ponto de encontro.
PUBLICIDADE
“O espaço público deve estar ao serviço das pessoas, e ao requalificarmos a zona central desta sede de freguesia estamos a criar melhores condições para o convívio, a proximidade e o bem-estar de todos”, refere Luís Paulo Costa.
Os pavimentos serão totalmente renovados, garantindo melhores condições de circulação pedonal e automóvel, tendo em conta os declives do terreno. A obra inclui ainda a reformulação das infraestruturas elétricas e hidráulicas e a substituição dos atuais postes de iluminação e telecomunicações, cuja localização interfere com os novos percursos e áreas de estacionamento.
A requalificação do Largo do Rossio terá especial atenção às acessibilidades, garantindo o acesso e a circulação de pessoas com mobilidade condicionada. Será criada uma rampa no acesso à junta de freguesia para substituir um lance de escadas, assegurando a eliminação de barreiras físicas, sem degraus ou soleiras que dificultem a mobilidade entre o espaço público e o interior dos equipamentos.
Luís Paulo Costa sublinha “o compromisso do Município em continuar a investir de forma equilibrada em todo o território”, estando igualmente previstas intervenções em espaços públicos como o Parque do Prado, em Côja, a zona ribeirinha da Benfeita, o parque intergeracional de São Martinho da Cortiça, bem como a nova área de lazer em Pombeiro da Beira.
PUBLICIDADE