Política

CDU candidata professora reformada Conceição Loureiro à Câmara da Lousã

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 horas atrás em 27-08-2025

 A professora reformada e antiga deputada municipal Conceição Loureiro é a cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal da Lousã, no distrito de Coimbra.

A candidata, que tem 66 anos, cresceu e vive na Lousã, e foi deputada municipal eleita pela CDU em 2013 e 2017, tendo encabeçado a lista à Câmara Municipal nas autárquicas de 2021 pela coligação que junta PCP e Partido Ecologista Os Verdes.

Conceição Loureiro, que integra as listas da CDU como independente, aponta como prioridades a melhoria das condições para os idosos no concelho, a educação, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade.

PUBLICIDADE

No caso da mobilidade, a candidata recordou que a CDU sempre foi contra o Sistema de Mobilidade do Mondego que levou ao fim do ramal ferroviário da Lousã, mas que é preciso agora assegurar que este novo serviço possa chegar “o mais breve possível” e com “o número de autocarros e preços” em linha com as necessidades do concelho.

Conceição Loureiro entende também que o município deverá rentabilizar as estruturas que já existem no concelho que prestam apoio aos mais velhos.

“As associações existem, mas estão a ser parcamente apoiadas. É preciso rentabilizar as estruturas existentes”, vincou.

Na área da educação, a candidata pela CDU afirmou que irá lutar por uma rede de ensino pública que “cubra inteiramente o concelho da Lousã” e por “uma estrutura educacional exigente e digna”.

Questionada sobre a prevenção e combate aos incêndios, Conceição Loureiro vincou que o município deverá ter um papel de exigência junto do Governo para assegurar estratégias e meios de combate, assim como envolver as comunidades no sentido de preservar e limpar a floresta.

Além disso, deverão ser assegurados os apoios necessários para fazer face aos prejuízos provocados pelos incêndios, acrescentou.

A candidatura irá também querer rever os preços praticados pela APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, nomeadamente a não indexação do preço da recolha do lixo à fatura da água.

Em 2021, a CDU não conseguiu eleger um deputado municipal, ao contrário do que tinha acontecido nas duas eleições autárquicas anteriores.

Nas últimas eleições, Luís Antunes (PS) foi reeleito para o seu terceiro e último mandato com 52,94% dos votos. A coligação PSD/CDS-PP foi a segunda mais votada com 32,04%.

Além de Conceição Loureiro, são candidatos à Câmara da Lousã António Marçal (PS), Victor Carvalho (PSD), Casimiro Simões (Movimento Independente pela Lousã) e Sérgio Vaz (Chega).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE