Primeira Página

Incêndio de Arganil é o maior do ano: Ministra do Ambiente e Energia fala em “urgência na recuperação”

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 26-08-2025

O incêndio que devastou grande parte da Serra do Açor, no concelho de Arganil, é já considerado o maior deste ano. A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, visitou esta terça-feira, 26 de agosto, a zona afetada e sublinhou a urgência na recuperação dos ecossistemas e no apoio às comunidades locais.

Apesar do cenário de destruição, a governante destacou a Mata da Margaraça como um “oásis de esperança” , uma mata de carvalhos que sobreviveu graças à humidade do solo e às características naturais da floresta autóctone.

“É um sinal de que o caminho passa por promover espécies adaptadas, com maior resistência ao fogo e que criam, por si, microclimas mais húmidos”, afirmou.

PUBLICIDADE

“O foco imediato é reter os solos, prevenir a erosão e promover sementeiras específicas, como centeio, para estabilizar o terreno”, explicou a ministra. Em paralelo, será avaliada a regeneração natural da vegetação e, caso necessário, avançar-se-á com plantações.

A Ministra do Ambiente anunciou também mudanças na forma como as áreas protegidas são geridas em Portugal. Entre as medidas, está a criação de diretores de parque nas zonas com maior dimensão e complexidade, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O objetivo é garantir uma gestão de proximidade e com comando direto, facilitando a resposta a situações como esta.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE