Mundo
Descoberto planeta em volta de jovem astro semelhante ao sol

Imagem: Observatório Europeu do Sul
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta numa fase inicial de formação em volta de um jovem astro semelhante ao sol, noticiou hoje a agência EFE.
Os cientistas estimam que o exoplaneta tem cerca de cinco milhões de anos e que é um gigante gasoso de tamanho idêntico a Júpiter.
A descoberta, publicada hoje na revista Astrophysical Journal Letters, foi feita por investigadores das universidades de Leiden (Países Baixos), Galway (Irlanda) e Arizona (Estados Unidos).
PUBLICIDADE
A descoberta foi possível graças ao telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (ESO), um dos mais avançados do mundo, localizado no deserto de Atacama, no Chile.
O novo planeta foi batizado como WISPIT 2b.
Christian Ginski, um dos autores do estudo e investigador da Universidade de Galway, explicou que ao observarem esta estrela jovem com o VLT detetaram “um disco de poeira de múltiplos anéis, completamente inesperado e excecionalmente bonito”.
“Quando vimos este disco com múltiplos anéis pela primeira vez, soubemos que tínhamos de tentar detetar um planeta dentro dele”, acrescentou.
Esta é a segunda vez que é descoberto um planeta nesta etapa evolutiva em volta de uma versão jovem do sol. A primeira foi em 2018, por uma equipa de investigação da qual Ginski também fez parte.
O WISPIT 2b é também a primeira deteção inequívoca de um planeta num disco com múltiplos anéis, o que o torna o laboratório ideal para estudar a interação planeta-disco e a evolução posterior.
PUBLICIDADE