Primeira Página

Nadadores-salvadores pedem cautela nas praias. Há perigo de morte!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 minutos atrás em 26-08-2025

O presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, Alexandre Tadeia, apelou esta terça-feira, 26 de agosto, à população para que adote comportamentos de segurança nas praias devido ao alerta de agitação marítima.

À RTP, Alexandre Tadeia, presidente da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, “pede cautela nas praias”.

As pessoas devem “estar afastadas do mar, não se colocar em perigo junto à água e seguir as recomendações das autoridades”, reforça.

PUBLICIDADE

A Capitania do Porto da Figueira da Foz alerta toda a comunidade marítima e a população em geral que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas, para a previsão de agravamento das condições meteo-oceanográficas, a partir da tarde do próximo dia 25 até ao fim do dia 29 de agosto. Chama-se a atenção para a previsão de ondulação de oeste/noroeste, que apresentará um período entre os 12 e os 23 segundos, o que significa que transportará bastante energia e que poderá atingir os 4 metros de altura durante o dia 26 de agosto, na altura de maior pico.

À agitação marítima, irão associar-se ventos fortes, que soprarão de noroeste, cujas rajadas poderão atingir velocidades de 50 km/h. Devido a este agravamento, devem ser consideradas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram ou possam frequentar as áreas junto à orla costeira, chamando-se particular atenção para quem costuma frequentar as praias neste período.

É vital ter presente que, nestas condições, o mar poderá alcançar zonas que, aparentemente, parecem seguras e que as correntes de retorno (agueiros) serão muito fortes.

Recomenda-se, ainda, que não se frequente praias sem vigilância e assumir que, durante o período referido, em regra, o estado do mar corresponde a bandeira vermelha. Nos portos e marinas, as amarrações das embarcações devem ser reforçadas, bem como das que se encontram nos fundeadouros previstos para a área de jurisdição da Figueira da Foz. Devem ser evitados passeios perto da zona de rebentação nas praias, nos molhes, esporões e outras zonas de pedra e rocha junto à orla costeira. Alerta-se, também, para a necessidade de precaver a proteção das infraestruturas, tais como bares e restaurantes, que estarão mais vulneráveis no caso de se verificarem galgamentos, prestando especial atenção aos períodos da preia-mar nos dias referidos, com especial atenção para os dias 26 e 27 de agosto


PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE